O papado e o matrimônio – Evangelho para o Casal / Solenidade de São Pedro e São Paulo – Mt 16,13-19

Com grande alegria, celebramos hoje a solenidade de São Pedro e São Paulo, dois grandes santos e colunas de nossa Igreja, que nos fazem refletir sobre a nossa fé. 

São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina, nos seus parágrafos 552 e 553 que: “No colégio dos Doze, Simão Pedro ocupa o primeiro lugar. Jesus confiou-lhe uma missão única. Graças a uma revelação vinda do Pai, Pedro havia confessado: ‘Tu é o Cristo, o Filho do Deus vivo’ (Mt 16,16). Nosso Senhor lhe declara na ocasião: ‘Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela’ (Mt 16,18). Cristo, ‘Pedra viva’, garante a sua Igreja construída sobre Pedro a vitória sobre as potências da morte. Pedro em razão da fé por ele confessada, permanecerá como a rocha inabalável da Igreja. Terá por missão defender esta fé de todo desfalecimento e confirmar nela seus irmãos.

O Primado de Pedro

Jesus confiou a Pedro uma autoridade específica: ‘Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: o que ligares na terra será ligado nos Céus, e o que desligares  na terra será desligado nos Céus’ (Mt 16,19). O ‘poder das chaves’ designa a autoridade para governar a casa de Deus, que é a Igreja”. 

Esses dois parágrafos do Catecismo trazem boa parte do Evangelho de hoje, no qual Jesus estabelece que São Pedro estará à frente da Sua Igreja após a Sua partida, a fim de conduzir o Seu rebanho. Além disso, Jesus garante a vitória da Igreja sobre o mal. Também celebramos nesta solenidade o dia do Papa. É dia de rezarmos pelo Papa Francisco, legítimo sucessor de São Pedro.

Podemos trazer esta realidade do Evangelho para nossa vida conjugal, pois, assim como São Pedro e São Paulo foram colunas da Igreja, pai e mãe são chamados a serem colunas da família que se inicia diante do Altar do Senhor no dia da celebração do nosso matrimônio.

Pai e Mãe, colunas da Família

Nós, casais, quando recebemos o matrimônio, também recebemos de Deus a graça própria deste sacramento, que nos ajuda a conduzir nosso casamento e a caminhar rumo ao céu, guiando também os filhos que Deus nos confiou – ou nos confiará – nos caminhos do Senhor.

Com a graça do sacramento podemos lutar pela santidade da nossa família e de todas as famílias, e, ainda que sejamos combatidos e atacados por todos os lados, as forças do mal não prevalecerão, pois, da mesma forma que a Igreja não é uma instituição meramente humana, o casamento também não é.

Igreja e Família, instituições humano-divinas

O Papa São Paulo VI, por ocasião do XIX centenário do martírio dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, nos ensina a respeito da Igreja: “Ela é o Corpo Místico de Cristo, sociedade visível, estruturada em órgãos hierárquicos e, ao mesmo tempo, comunidade espiritual” (Credo do Povo de Deus, 19 – 30/06/1968).

Por sua vez, o casamento católico também não é uma instituição simplesmente humana. ‘Por meio do ato humano com o qual os cônjuges mutuamente se dão e recebem um ao outro, nasce uma instituição também à face da sociedade, confirmada pela lei divina. Em vista do bem tanto dos esposos e da prole como da sociedade, este sagrado vínculo não está ao arbítrio da vontade humana. O próprio Deus é o autor do matrimônio…’ (Gaudium et Spes, 48). Por isso, não devemos temer, mas sim defender aquilo que cremos. Ou seja, a família é uma instituição sagrada, que nasce com o Sacramento do Matrimônio, criado pelo próprio Deus.

Assim como São Pedro e São Paulo deram a vida por Jesus Cristo, nós também somos chamados a proclamar com nossa vida conjugal e pessoal a verdade e a beleza do sacramento do matrimônio, na certeza de que Jesus permanece conosco e nos concede a força para segui-lO levando nossa cruz. Ele nos ajuda a levantar-nos depois das quedas, a perdoar–nos mutuamente e a carregarmos o fardo um do outro (cf. CIC 1642). 

Portanto, celebrar São Pedro e São Paulo é celebrar uma fé viva, presente na Igreja no mundo todo e na nossa família, igreja doméstica.

Maria, Porta do Céu, abençoa a Igreja e o Papa.

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo 

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}