Via Lucis: caminho de santidade para a família – Evangelho para o Casal / 3º Domingo da Páscoa – Jo 21,1-19

Neste terceiro domingo da Páscoa, encerraremos nossa meditação da Via Lucis, refletindo o Evangelho de hoje nas primeiras estações.

IX Estação: A pesca milagrosa (Jo 21,1-14)

“Lançai a rede à direita do barco, e achareis” (v.6).

Mais uma vez Jesus aparece aos discípulos após Sua ressurreição e os convida a lançar as redes. Ainda que tenham tido uma noite infrutífera de pesca, lançam as redes conforme o Senhor lhes havia pedido e pescam uma grande quantidade de peixes.

Quando escutamos o Senhor e fazemos o que Ele nos pede, as bênçãos se multiplicam em nossa casa. O que Jesus pede a nós, como casal e como família, é para sermos pescadores de homens.

Não há necessidade de grandes planos de evangelização para isso. Basta cumprirmos bem as missões que Deus nos confia sendo bons profissionais no trabalho fora de casa, cuidando com amor do nosso lar, tratando o cônjuge com gentileza, e nos dedicando à educação dos nossos filhos.

Se fizermos isso, certamente o Senhor nos dará uma abundância de frutos no nosso casamento e na nossa família.

X Estação: Jesus confia a Pedro sua missão (Jo 21,15-19)

“Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas.” (v.17).

Após comerem alguns dos peixes que haviam pescado, Jesus pergunta três vezes a Pedro se ele o ama. Pedro, com toda convicção confirma ao Senhor o seu amor dizendo: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo (v.17)”. Então Jesus confia a ele seu rebanho, que é a Igreja.

E se Jesus fizesse para nós essa mesma pergunta que fez a São Pedro na beira do mar de Tiberíades: “Tu me amas? Você, esposa, Você, esposo, vocês me amam”? Qual seria a nossa resposta? O Senhor espera de nós uma resposta sincera e concreta. Se a nossa resposta é verdadeiramente “Senhor, tu sabes que eu te amo”, devemos amar também a Sua Igreja, o Seu rebanho, que hoje é conduzido pelo Papa Francisco, legítimo sucessor de São Pedro. Se amamos realmente o Senhor, nossas atitudes em nossa casa e com nossos familiares, devem refletir o amor que temos a Jesus e à Igreja, Seu corpo místico.

XI Estação: Jesus envia os Apóstolos em missão (Mt 28,16-20)

“Ensinai-os a observar tudo o que vos mandei” (v.20).

Ao voltar para a Galileia, o lugar onde tiveram o primeiro encontro com Jesus, os discípulos O encontram ressuscitado e O adoram. Depois Jesus lhes dá a missão de ensinar a todas as nações aquilo que d’Ele aprenderam e de batizá-las em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Jesus ainda os encoraja dizendo que estará com eles todos os dias, até o fim do mundo (v. 20).

Quando recebemos o sacramento do Matrimônio, também nos foi dada a missão de fazer novos discípulos: começando na nossa casa, educando na fé os filhos biológicos ou espirituais que Deus nos confia; depois, sendo testemunhas da graça que emana deste sacramento em nossa família de origem, no nosso trabalho, estudo, lazer, fazendo com que as pessoas que conosco se relacionam conheçam o amor de Jesus através de nossas atitudes.

Foi Jesus quem uniu homem e mulher no matrimônio e Ele nos garante que estará conosco todos os dias.

XII Estação: A Ascensão de Jesus aos céus (Lc 24,50-53)

“E enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi elevado ao céu” (v. 51)

Jesus ressuscitado, depois de ter aparecido por várias vezes aos discípulos para reavivar neles a fé que tinham perdido por causa do medo que Sua morte lhes causara, prometeu a eles que não os deixaria sozinhos, mas que mandaria o Prometido de Seu Pai: o Espírito Santo.

Depois, elevou-se ao céu à vista deles, enquanto estes se prostraram e O adoraram. Jesus foi para preparar-lhes um lugar, assim como havia prometido, e sentou-se à direita do Pai.

Assim também nós, casais, devemos nos prostrar e adorar Jesus Sacramentado. O casal que se coloca de joelhos diante do Santíssimo Sacramento alcança milagres para seu casamento e para sua família.

A Igreja Católica está presente em todos os continentes e a Hóstia Consagrada está guardada nos sacrários de todas as igrejas católicas no mundo inteiro. Lá, Jesus nos espera todos os dias.

XIII Estação: À espera do Espírito (At 1,12-14)

Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele (v.14).

Após a ascensão de Jesus, os apóstolos continuaram se reunindo conforme o Mestre lhes tinha ordenado. Mas não se reuniam sozinhos, tinham com eles a mãe do Salvador. Aquela que havia acreditado em todas as promessas de seu Filho, que tinha sido fiel até o fim, Maria, estava junto com a comunidade de fiéis que aguardava ansiosa a promessa do Espírito Santo.

Toda família é uma pequena comunidade. Porém, é fundamental que todos da família participem também de uma atividade na Igreja, seja num movimento, numa pastoral, num serviço ou mesmo numa nova comunidade católica. A Igreja é composta de pessoas e precisamos ter essa vivência ampliada de vida comunitária.

A comunidade é um local privilegiado para colocar os dons a serviço do Senhor. Ela é um suporte para o casal que está em crise, um porto seguro para a família, um local para partilhar as alegrias e vitórias, um ponto de encontro saudável para os filhos. Onde existe vida fraterna, existe a presença de Nossa Senhora que, guardando todas as coisas em seu coração, intercede por todos nós.

XIV Estação: A vinda do Espírito Santo (At 2,1-6)

Todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se (v.4)

Jesus cumpriu Sua promessa e enviou sobre Seus discípulos o Espírito Santo. Todos ficaram repletos de grande alegria e, sem medo, saíram para anunciar o Evangelho.

Assim como no dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado em nossos corações no dia do nosso Batismo e selou nossa aliança conjugal diante do Altar do Senhor no dia do nosso Matrimônio.

É o Espírito Santo que pode conduzir as nossas decisões, esclarecer as nossas dúvidas, iluminar nossos caminhos. É o Espírito Santo que orienta os pais na educação dos filhos e desperta o perdão no coração dos esposos.

Com a presença de Deus na nossa casa, seremos uma família que busca a salvação em Jesus ressuscitado, que se deixa envolver pela Divina Misericórdia e é santificada pela ação do Espírito Santo.

Maria, Porta do Céu, que possamos caminhar na luz de Jesus ressuscitado!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 120 – 01/05/2022

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}