Via Lucis: caminho de salvação para a família – Evangelho para o Casal / Domingo da Páscoa – Jo 20,1-9

Queridos casais, Jesus está vivo! É com alegria de Jesus ressuscitado que faremos a reflexão do Evangelho para o Casal neste Domingo da Páscoa.

Nosso Senhor Jesus passou pelas torturas da Paixão, morreu crucificado pelos nossos pecados, mas ressuscitou e vive para nunca mais morrer. Não somente vive, mas está presente no nosso casamento!

Uma das formas de oração para este tempo pascal, além do Santo Sacrifício da Missa, é a Via Lucis (caminho de luz). Da mesma forma com que fazemos com a Via Sacra, onde celebramos, nas suas 14 estações, os mistérios da Paixão e Morte de Jesus, na Via Lucis celebramos a ressurreição do Senhor e os acontecimentos posteriores a ela.

Sobre esta oração, o Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia, documento da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Igreja publicado no ano de 2002, nos orienta:

Em tempos recentes, em várias regiões, vem se difundindo uma prática de piedade denominada Via Lucis. Nela, como acontece na Via Sacra, os fiéis, percorrendo um caminho, consideram as várias aparições nas quais Jesus – desde a Ressurreição até a Ascensão, na perspectiva da Parusia – manifestou a sua glória aos discípulos na expectativa do Espírito prometido (cf. Jo 14,26; 16,13-15; Lc 24,49), animou a fé deles, levou a cumprimento os ensinamentos do Reino e definiu posteriormente a estrutura sacramental e hierárquica da Igreja.

Através da prática de piedade da Via Lucis, os fiéis recordam o evento central da fé – a Ressurreição de Cristo – e a condição de discípulos que pelo Batismo, sacramento pascal, passaram das trevas do pecado à luz da graça (cf. Cl 1,13; Ef 5,8).

Durante séculos, a Via Sacra mediou a participação dos fiéis no primeiro momento do evento pascal – a Paixão – e contribuiu para fixar seus conteúdos na consciência do povo. Analogamente, em nosso tempo, a Via Lucis, contanto que seja realizada com fidelidade ao texto evangélico, pode mediar eficazmente a compreensão vital dos fiéis do segundo momento da Páscoa do Senhor, a Ressurreição.

Além de rezar e meditar esta oração, podemos também adaptá-la para nossa realidade conjugal e familiar. Afinal, não existe nenhuma área da nossa vida que não precise de redenção. Por isso, vamos meditar as estações da Via Lucis hoje e nas próximas semanas. Por meio dessa meditação, podemos trazer os méritos da ressurreição de Jesus para dentro da nossa casa.

I Estação: A ressurreição (Mt 28, 1-8) 

“Vós não precisais ter medo, pois sei que procurais Jesus, o crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito (vv.5-6)

Com a crucifixão e morte de Jesus, os apóstolos tiveram medo do que poderia lhes acontecer. As mulheres foram até o túmulo de Jesus e lhes foi anunciado que Jesus não estava ali, mas ressuscitou. Com alegria elas correram para anunciar a todos esta maravilhosa notícia.

Nossa família também é chamada a anunciar com alegria a ressurreição de Jesus. Sim, pois Jesus está presente agora na nossa casa, eliminando todo o medo! Sejamos testemunhas da vida nova que Jesus nos dá todos os dias pela graça do Sacramento do Matrimônio. Precisamos anunciar o Evangelho da Família e a Boa Nova do Casamento!

II Estação: Os Apóstolos correm ao sepulcro (Jo 20,3-8)

“Simão Pedro, que vinha seguindo, chegou também e entrou no túmulo” (v.6)

Pedro e João correm até o sepulcro para atestar que ele está mesmo vazio. E assim o encontram. Um detalhe chama a atenção: São Pedro chega depois, mas entra primeiro no sepulcro. Dessa forma, como primeiro Papa, ele representa a Igreja que confirma e depois anunciará a ressurreição de Jesus.

O sepulcro vazio é sinal da ressurreição de Jesus. Às vezes, temos dificuldade para viver este mistério. Mas, se quisermos experimentar a força da ressurreição na nossa família, precisamos participar ativamente da vida sacramental e da vida comunitária na Igreja. É ela que confirma e anuncia que Jesus está vivo.

III Estação: Maria Madalena encontra o Ressuscitado (Jo 20,11-18)

Então, Maria Madalena foi anunciar aos outros discípulos: “Eu vi o Senhor”, e contou o que ele lhe havia dito (v.18)

Este trecho das Sagradas Escrituras nos mostra que Jesus nos conhece pelo nome e indica o amor pessoal que ele tem por cada membro da nossa família.

“Eu vi o Senhor!” O testemunho de Maria Madalena após encontrar Jesus ecoa no mundo inteiro até hoje, de modo particular na nossa casa. O Sacramento do Matrimônio é um lugar privilegiado para ver o Senhor.

IV Estação: Jesus caminha com os discípulos de Emaús (Lc 24,13-27)

Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus aproximou-se e pôs-se a caminhar com eles (v.15).

Da mesma forma que os discípulos de Emaús regressavam de Jerusalém abatidos pela morte de Jesus, também podemos viver momentos de angústia na nossa casa. A falta de esperança pode fazer nossos olhos ficarem vendados para perceber a ação de Deus.

Diante das dificuldades do relacionamento conjugal, dos problemas financeiros, das dúvidas quanto à educação dos filhos ou de qualquer tristeza, precisamos ter uma certeza: Jesus é um Deus presente, que não está alheio ao que acontece na nossa vida. Ele sempre caminha conosco, basta nos abrirmos à sua presença. Podemos fazer isso por meio da oração pessoal e familiar, como o terço em família, uma breve oração nas refeições, rezar ao acordar e ao deitar-se, a bênção dos pais aos filhos.

Que esse período pascal possa ser um caminho de santidade para nossa família.

Maria, Porta do Céu, interceda para que a força de Jesus ressuscitado transforme nossa família!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 118 – 17/04/2022

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}