Quando o casal reza, o Céu se abre – Evangelho para o Casal / Festa do Batismo do Senhor – Lc 3,15-16.21-22

A Igreja celebra hoje o Batismo de Jesus por João Batista. São Lucas narra no Evangelho: “Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer’” (vv. 21 e 22).

O batismo de João era um batismo de conversão e penitência. Então por qual motivo Jesus, que era semelhante a nós em tudo, menos no pecado, precisou ser batizado?

Jesus, batizando-se com os pecadores no Jordão, “tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos” como disse o Profeta Isaías (Is 53, 4,). Não há como não relacionarmos o batismo de Jesus com o nosso próprio Batismo.

Enquanto somos mergulhados nas águas do Batismo para sermos regenerados pela graça de Deus para o perdão dos nossos pecados, Jesus batiza-se não para o perdão dos Seus pecados, mas sim para confirmar a doação da Sua vida para que os pecadores alcancem o perdão e a salvação. Foi na cruz que Jesus abriu a todos os homens as fontes do Batismo (cf. CIC 1225).

Hoje, Deus nos chama a viver nosso Batismo, renunciando a tudo aquilo que nos afasta da Sua graça, abraçando nossa cruz e seguindo fiéis ao chamado de santidade que Ele nos faz todos os dias. Mas, como fazer isso?

No relato do Evangelho, há um trecho que pode passar despercebido: Enquanto rezava… Enquanto Jesus rezava, o céu se abriu!

Com a oração podemos responder a esse chamado. Muitas vezes, nosso casamento pode estar fechado para a graça de Deus: quando agimos impulsionados pelos nossos desejos, confiando em nossas próprias forças, sem nos importarmos com o outro… Criamos uma barreira onde o Senhor não consegue agir.

Para que nosso casamento se abra à graça de Deus é necessário que façamos como Jesus: precisamos rezar, e rezar juntos!

Como está ficando difícil para os cônjuges rezarem juntos! Eles ficam tão envolvidos com os afazeres diários que, quando sobra um tempo, este é utilizado para descansar, assistir o noticiário ou teclar no celular para postar nas mídias ou ver as últimas mensagens.

Sabemos que a rotina do dia-a-dia não é fácil, pois é necessário o trabalho para o sustento da família e é necessário dedicação para o bom andamento do lar. Há a impressão de que o fato de ter que interromper o que se faz para rezar é uma perda de tempo. Porém, assim como tornamos um hábito atividades como higiene pessoal e alimentação e sempre encontramos um tempo para isso, também a oração conjugal deve ser adicionada como parte do nosso dia.

Se observarmos a vida de Jesus nos Evangelhos, perceberemos Sua atitude frequente de oração, tanto que convida os discípulos a imitá-Lo como quando lhes ensinou o Pai Nosso. Ora, se o próprio Filho de Deus priorizava a oração mesmo tendo uma rotina exaustiva, quem somos nós para desprezá-la ou considerá-la desnecessária?

Quando se trata do tempo de oração, o mais importante não é a quantidade, mas a qualidade! É possível fazer uma breve ação de graças em todas as refeições, o casal pode ler um trecho das Sagradas Escrituras juntos diariamente, o terço pode ser rezado em família uma ou mais vezes por semana. Enfim, se nos dispusermos a colocar a oração como prioridade no nosso casamento, o Espírito Santo nos indicará a melhor forma.

Quando o casal reza, o Céu se abre e Deus derrama as Suas graças. As maravilhas que Deus realiza em nossas vidas são infinitas e nossa oração deve corresponder ao imenso amor que o Senhor tem por nós.

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a ser um casal de oração!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 106 – 09-01-2022

Acesse o Youtube e inscreva-se no nosso canal.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}