Um casamento repleto de alegria Evangelho para o Casal / 3º Domingo do Advento – Lc 3,10-18

Este terceiro domingo do Advento é chamado de Gaudete ou domingo da alegria, onde toda a Igreja se alegra pelo Natal que se aproxima. Dessa forma, hoje iremos refletir sobre a alegria na vida conjugal.

Mas que tipo de alegria a liturgia nos propõe? O próprio Evangelho responde pelas palavras de São João Batista: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo” (v.16).

Essa é a principal alegria que Jesus nos dá, a alegria do Espírito Santo. As alegrias que o mundo oferece ao nosso casamento são temporárias ou mesmo falsas, e, quando passam, nos deixam exaustos, doentes ou tristes e podem nos levar ao pecado. Infelizmente, vemos muitos casais que se esgotam de trabalhar pelos bens materiais que acabam se esquecendo de cultivar os valores eternos.

A alegria que vem do Senhor é diferente. É mais que um sentimento, é uma alegria transcendente. Ela vem da certeza de que somos amados por Deus e que fomos unidos por Ele pelo Sacramento do Matrimônio para uma missão neste mundo. A partir desta compreensão, sabemos que, mesmo nos momentos de sofrimentos e provações, podemos ser alegres.

Vocês se recordam da época do namoro, em que havia uma necessidade de estar juntos para compartilhar os momentos de alegria? Pois esta alegria ainda está presente no nosso casamento, talvez escondida nos pesos que trazemos para dentro da nossa casa ou porque estamos buscando a felicidade nos lugares errados.

Não podemos ficar olhando nosso casamento de uma maneira carrancuda, ainda que o Matrimônio seja um assunto muito sério. Precisamos dar prioridade para as pequenas celebrações, para brincar e nos divertirmos juntos, separando um tempo de qualidade para isso.

Ao fazermos isso, quebramos a sensação pesada das responsabilidades com o trabalho, com a casa e com os filhos. Muitas vezes, nossas expectativas com a vida são muito elevadas. Quando criamos um ambiente mais leve, colocamos os pés no chão e vemos que o Senhor nos chama a nos alegrarmos na simplicidade da nossa família, nas pequenas coisas do dia-a-dia.

O Espírito Santo pode nos ajudar a deixar de gastar tempo e energia com aquilo que é ruim e pesado no nosso relacionamento e olhar para as bênçãos que Deus derrama todos os dias na nossa vida. Assim, com a misericórdia que transborda em nossa vida pelo sacramento do Matrimônio, poderemos contagiar outros com a alegria de sermos casados.

São Felipe Neri assim dizia: “Longe de mim a tristeza e o pecado”. Portanto, façamos aquilo que São Paulo nos orienta na segunda leitura: “Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! (Fl 4,4-5).

Que possamos fazer todas as coisas, das mais simples às mais complexas, com a alegria que vem do Senhor.

No dia 12 de dezembro é celebrada a festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Também é motivo para nos alegrarmos termos uma mãe tão boa que cuida da nossa família.

Maria, Porta do Céu e Senhora da América Latina, interceda para que vivamos a alegria do Espírito Santo no nosso casamento!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}