Um casamento transformado pelo amor – Evangelho para o Casal / 4º Domingo do Advento – Lc 1,39-45

Nos domingos anteriores, a liturgia nos trouxe a figura de São João Batista. A liturgia deste domingo traz outra personagem fundamental do tempo do Advento: nossa querida mãe Maria.

O Evangelho nos mostra que Maria, assim que soube que sua prima estava grávida, ‘partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo’ (vv.39-41).

No primeiro e no segundo domingo do Advento, nós refletimos sobre a fé e sobre a esperança. Após uma breve pausa do domingo passado, quando meditamos sobre a alegria, vamos retornar à reflexão das virtudes teologais com a virtude da caridade, a maior das três, conforme nos atestam as Sagradas Escrituras (1Cor 13,13). E, por Providência Divina, o Evangelho nos traz o melhor modelo da caridade, nossa Mãe, Maria Santíssima.

O relato evangélico narra que, após Maria ter recebido o anúncio de que seria a Mãe do Salvador, também lhe foi revelado sobre a gravidez de sua prima Isabel, que era de idade avançada. Assim que recebeu a notícia da gravidez de Isabel, Maria se dispôs a servi-la e foi levar o próprio Amor que trazia em seu ventre àquela família.

Maria é modelo para nós, casais. Ela assumiu com amor a missão que Deus lhe confiou e a cumpriu até o fim. Quando recebemos o Sacramento do Matrimônio, também fazemos diante de Deus uma promessa de amar e respeitar um ao outro na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

As promessas feitas no dia do nosso casamento devem fazer parte do cotidiano da nossa vida conjugal. Nosso casamento precisa ser um relacionamento de amor, traduzido em palavras e gestos concretos, mesmo nos momentos difíceis.

As demonstrações de amor e o se colocar a serviço do outro precisam ser alimentados a cada dia, assim como era na época do namoro e nos primeiros anos do nosso casamento, quando estávamos sempre prontos e dispostos a fazer de tudo para que o nosso cônjuge se sentisse amado.

Infelizmente, com o passar do tempo, muitas coisas vão mudando. Vamos nos conhecendo melhor e passamos a ver os defeitos e limites do outro. Percebemos que nosso marido não é o príncipe encantado sonhado, que nossa esposa não é a princesa dos contos de fadas.

Após alguns anos, muitos cônjuges tornam-se quase que indiferentes ao outro e como consequência, seus gestos de amor e de serviço tornam-se mecânicos e perdem a espontaneidade. A relação conjugal pode virar uma rotina fria e sem vida. Isso é uma grande ameaça para o casamento.

Demonstrar no dia-a-dia pequenos sinais de afeto e fazer pequenos gestos de serviço são coisas que podem manter vivo o amor e fazê-lo crescer. Tais atitudes precisam ser priorizadas na vida do casal.

Ah, mas isso envolve esforço… Claro, mas é justamente isso o que define o amor: sairmos de nós mesmos em direção ao outro. Se Maria, quando estava grávida do próprio Filho de Deus, se esforçou para ir à casa de Isabel para se colocar a serviço de sua prima, porque nós não deveríamos sair da inércia e amar nosso cônjuge de uma maneira concreta?

Sabemos que há dias em que o trabalho, as dificuldades financeiras, a correria com os filhos e outros acontecimentos não nos deixam ter um tempo favorável para isso. Porém, simples demonstrações de amor durante o dia como um abraço ou mesmo preparar o jantar juntos ou ainda dedicar tempo para assistir um filme são pequenos detalhes e gestos que expressam o afeto e demonstram o carinho pelo outro.

Você, esposo, você esposa, também é chamado a viver o amor e a levar o Amor para dentro da sua casa, assim como fez Nossa Senhora por toda sua vida.

Que a exemplo de Maria, possamos ser reflexo do amor na nossa família. Que neste Natal possamos viver um casamento sustentado pela fé, impulsionado pela esperança, repleto de alegria e transformado pelo amor.

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a sermos fiéis ao nosso chamado!

Um abraço, fiquem com Deus.

Ronaldo e Márcia

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}