Um casamento sustentado na fé – Evangelho para o Casal / 1º Domingo do Advento – Lc 21,25-28.34-36

Começamos o tempo litúrgico do Advento, um período especial de preparação para o Natal.

Também é um tempo para que o nosso casamento cresça nas virtudes teologais da fé, da esperança e da caridade. Estas três virtudes são ‘infundidas por Deus na alma dos fiéis para torná-los capazes de agir como seus filhos e merecer a vida eterna. São o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades dos ser humano’ (CIC, 1813).

No Evangelho de hoje, Jesus fala sobre a sua segunda vinda: “Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória” (v. 27). 

Neste primeiro domingo do Advento, somos chamados a crescer na virtude da fé. O Catecismo da Igreja Católica nos explica: A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou, e que a Santa Igreja nos propõe para crer, porque Ele é a própria verdade (CIC 1814).

Enquanto nos preparamos para celebrar o nascimento de Jesus no Natal, recordamos também que o Senhor Jesus voltará uma segunda vez. Isso não é motivo de medo ou tristeza. Pelo contrário, é razão para nos alegrarmos, pois sabemos que estas realidades que vivemos são passageiras e que fomos criados para estar na presença do Senhor.

Mas, enquanto a volta do Senhor não acontece, nossa fé precisa estar impregnada no nosso comportamento. As palavras de Jesus são fortes para nós hoje: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós” (v. 34). Ou seja, nosso casamento não pode estar fundamentado nos vícios e prazeres e nem nas preocupações mundanas!

A fé permite que tenhamos uma visão sobrenatural do casamento. Não estamos juntos pelo acaso ou mesmo unidos somente por um conjunto de objetivos comuns, mas porque acreditamos em Deus que nos uniu pelo Sacramento do Matrimônio e nos deu uma missão.

Dentro da nossa casa, a fé não pode ser apenas um sentimento, mas precisa ser colocada em prática, ou seja, para que a nossa família cresça na fé neste Advento, precisamos ter atos de fé. Jesus foi claro quando disse como deve ser nossa disposição como cônjuge para fazer a Sua vontade: “Levantai-vos e erguei a cabeça,…” (v.28).

Jesus não quer que fiquemos olhando para baixo, para as coisas que passam, mas quer que tenhamos os olhos voltados para cima e que estejamos prontos para sua volta, tendo como foco o Céu. Temos que viver uma vida de santidade.

Por isso, é muito interessante que façamos propósitos para nossa conversão no Advento, da mesma forma que fazemos na Quaresma. Esses propósitos podem ser o compromisso de rezar o terço em família todos os dias, fazer uma mortificação como deixar de comer ou beber algo, participar de uma missa a mais além do domingo, fazer uma obra de caridade todas as semanas, criar ou aumentar o tempo de oração pessoal ou conjugal, parar de usar uma mídia digital, entre outros exemplos.

Que este tempo de Advento seja um marco na nossa conversão pessoal e conjugal!

Maria, Porta do Céu, interceda para que o nosso casamento possa crescer na fé!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}