Ser santo POR CAUSA do casamento e não APESAR dele… Evangelho para o Casal / Solenidade de todos os santos – Mt 5,1-12a

Hoje, a Igreja celebra a solenidade de todos os santos. No Evangelho narrado por São Mateus, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los” (vv.1-2), revelando a eles um caminho seguro para o céu: as bem-aventuranças.

Nós, casais, temos uma forma especial para viver as bem-aventuranças: o nosso casamento!

O Matrimônio é um Sacramento de santificação. Por meio dele podemos nos unir a Jesus. O Catecismo da Igreja Católica afirma que ‘Esta graça própria do sacramento do Matrimônio destina-se a aperfeiçoar o amor dos cônjuges e a fortalecer a sua unidade indissolúvel. Por meio desta graça, eles auxiliam-se mutuamente para chegarem à santidade pela vida conjugal e pela procriação e educação dos filhos’ (CIC, 1641).

O Concílio Vaticano II fez questão de deixar claro que é possível alcançar a santidade em todos os estados de vida: ‘Todos os cristãos são, pois, chamados e obrigados a tender à santidade e perfeição do próprio estado’ (Lumen Gentium, 42).

Mas, na vivência do dia-a-dia, como fazer isso dentro da nossa casa? Temos como modelo a vida dos santos! Vejamos o exemplo de dois casais que se santificaram justamente por serem casados.

Em outubro de 2015, São Luís e Santa Zélia Martin, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, foi o primeiro casal a ser canonizado em uma mesma cerimônia na história da Igreja, confirmando, assim, que um casal pode chegar à santidade juntos.

Quatorze anos antes, em outubro de 2001, Luis e Maria Beltrame Quattrocchi havia sido o primeiro casal a ser beatificado juntos em uma mesma cerimônia.

Transcrevemos aqui a bela catequese de São João Paulo II na cerimônia de beatificação do casal Beltrame, com a presença dos seus filhos:

“Esses cônjuges viveram, à luz do Evangelho e com grande intensidade humana, o amor conjugal e o serviço à vida. Assumiram com responsabilidade total a tarefa de colaborar com Deus na procriação, dedicando-se generosamente aos filhos a fim de os educar, guiar e orientar na descoberta do seu desígnio de amor.

Desse terreno espiritual tão fértil, surgiram vocações para o sacerdócio e para a vida consagrada…

Inspirando-se na palavra de Deus e no testemunho dos Santos, os beatos Esposos viveram uma vida ordinária de maneira extraordinária. Entre as alegrias e preocupações de uma família normal, souberam realizar uma existência extraordinariamente rica de espiritualidade. No centro, a Eucaristia cotidiana, à qual se acrescentavam a devoção filial à Virgem Maria, invocada no Rosário recitado todas as noites e a referência aos sábios diretores espirituais…

Queridas famílias, temos hoje uma particular confirmação de que o caminho de santidade percorrido em conjunto, como casal, é possível, é belo, é extraordinariamente fecundo e fundamental para o bem da família, da Igreja e da sociedade.

Isso convida-nos a invocar o Senhor, para que sejam cada vez mais numerosos os casais capazes de fazer transparecer, na santidade da sua vida, o ‘grande mistério’ do amor conjugal, que tem origem na criação e se realiza na união de Cristo com a Igreja (cf. Ef 5, 22-33).

Como qualquer caminho de santificação, também o vosso, queridos esposos, não é fácil. Enfrentais todos os dias dificuldades e provas para serdes fiéis à vossa vocação, cultivar a harmonia conjugal e familiar, cumprir a missão de pais e participar na vida social… Caríssimos esposos, nunca vos deixeis vencer pelo desalento: a graça do Sacramento ampara-vos e ajuda-vos a elevar continuamente os braços para o céu…” (Celebração Eucarística para a Beatificação de Luis e Maria Beltrme Quattrocchi – Homilia do Papa João Paulo II – Basílica de São Pedro, 21 de Outubro de 2001).

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a alcançar o Céu por meio do Matrimônio!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso casal

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}