Ame a Deus e ao próximo na tua casa Evangelho para o Casal / 31º Domingo do Tempo Comum – Mc 12,28b-34

Senhor, “qual é o primeiro de todos os mandamentos?” (v. 28b).

Esta pergunta feita por um mestre da Lei a Jesus, neste trecho do Evangelho narrado por São Marcos, nos inquieta até os dias atuais. Assim como Jesus foi claro naquela época, Ele também o é para nós hoje: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes” (vv.29-31).

O amor a Deus e ao próximo estão intimamente ligados e é por isso que Jesus correlaciona estes dois mandamentos. Quando olhamos para a cruz, podemos perceber a totalidade do amor: O braço vertical nos remete ao amor a Deus e o braço horizontal nos lembra do amor ao próximo. Na cruz está o Amor maior. “Não existe outro mandamento maior do que estes” (v. 31b). Nela não há como separar o amor a Deus do amor ao próximo.

Mas, de que adianta sabermos disso se não colocarmos em prática a vivência desse amor?

O mestre da Lei do Evangelho também sabia quais eram os principais mandamentos e Jesus lhe fez um elogio, pois tinha respondido com inteligência: “Tu não estás longe do Reino de Deus” (v. 34).

O Frei carmelita Patrício Sciadini, comentando este trecho do Evangelho, nos traz a seguinte reflexão: ‘Muitas vezes, nós também conhecendo a verdade, tendo familiaridade com a Palavra de Deus, recebemos de Jesus o mesmo elogio, mas devemos também nos convencer de que o não estar longe do Reino de Deus significa que ainda não o assumimos nem entramos nele’ (Marcos nos evangeliza – Frei Patrício Sciadini).

Então, para que o Reino de Deus se faça presente em nosso casamento, é necessário que o amor a Deus e ao próximo se torne algo real e muito concreto na nossa casa:

– Família: Não basta dizer que amam a Deus de todo o coração se derem prioridade ao churrasco no domingo e nos dias santos e deixarem a Santa Missa para outra ocasião.

– Casal: Não basta estarem juntos participando de um movimento na Igreja e nunca rezarem o santo terço juntos ou sequer fazerem uma oração conjugal no aconchego do seu lar.

– Esposo, esposa: Não basta saber que seu cônjuge precisa do seu amor, é necessário que você o ame com atitudes claramente definidas.

– Pais: Não basta saberem que seus filhos precisam da sua atenção, é preciso dedicar parte do seu tempo a eles.

– Filhos: Não basta dizer que seu pai e sua mãe são importantes se eles são deixados de lado.

Muitos de nós sabemos o que devemos fazer para que nossa realidade possa ser transformada pelos mandamentos do amor ensinados por Jesus. Só precisamos sair da nossa comodidade e tomar a decisão de, assumindo a graça que recebemos com o sacramento do Matrimônio, não apenas ‘não estar longe do Reino de Deus’, mas de trazer o Reino de Deus para dentro da nossa casa.

O Sacramento do Matrimônio nos impulsiona a amar a Deus e ao próximo acolhendo os dons de Deus, de modo particular o dom da vida dentro da nossa família.

Foto: retirada do Instagram @coracaodemami

Recentemente, o casal Carlos e Mariana Arasaki foi notícia em diversos sites. Casados há 10 anos, são pais de 10 filhos, contando os gêmeos que estão esperando. Mas a mídia secular omitiu a razão principal pela qual o casal possui uma família numerosa: Carlos e Mariana são católicos!

A pedido de amigos e conhecidos, lançaram há algumas semanas no Instagram a conta @coracaodemami, com o objetivo de partilhar as experiências da família com os filhos. Em menos de 1 mês, a conta já possui dezenas de milhares de seguidores. Certamente, boa parte destes seguidores não são apenas curiosos, mas pessoas que querem fazer a vontade de Deus nas suas vidas.

Doar a vida numa família numerosa ou por meio da evangelização é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

O Senhor quer a fecundidade do nosso casamento. Somos chamados a povoar o Céu com nossos filhos biológicos e espirituais. Essa deve ser nossa resposta de amor: Ser família do Céu aqui na terra, gerando almas para Deus!

Maria, Porta do Céu, ensina-nos a amar como a senhora amou!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}