Cinco passos para a salvação da sua família – Evangelho para o Casal / 30º Domingo do Tempo Comum – Mc 10,46-52

No Evangelho de hoje, Jesus cura a visão do cego Bartimeu. A situação deste homem era tão ruim que, além de cego, era mendigo e ficava pelas estradas a pedir esmolas.

Diante de Jesus que todos os dias se coloca ao nosso lado, devemos nos reconhecer como mendigos, assim como Bartimeu. Não temos nenhum merecimento, nada a oferecer ao Senhor, temos apenas a ousadia de clamar.

E como devemos nos relacionar com Deus na nossa casa? Esta reflexão nos mostrará cinco etapas de um caminho de salvação para a família.

Primeiro passo: Chamar Jesus!

Inicialmente, devemos chamar a Jesus e exaltá-lO, reconhecendo-O como o Messias: Rei das nossas vidas, Salvador do nosso casamento, Senhor da nossa família e do nosso lar. “Jesus, Filho de Davi” (v. 47).

O mundo quer que calemos nossa voz diante de Deus que passa por nós todos os dias. Muitas vozes insistirão para que nos silenciemos diante de Jesus.

Quando nos dermos conta de que Jesus pode e quer transformar nossas realidades e ser Ele mesmo o nosso Caminho, tudo pode se tornar mais fácil, ainda que uma ‘multidão’ continue a nos repreender para conter o anúncio da vida nova que o Senhor traz a todos nós.

Isso é um compromisso de vida, não são apenas palavras ditas da boca pra fora. Quando dizemos isso, estamos afirmando que Jesus é soberano na nossa vida e abrimos mão de todos os ídolos que podem ocupar o lugar d’Ele.

Segundo passo: Reconhecer nossa miséria!

Depois de proclamar a Sua majestade, precisamos reconhecer a nossa miséria dizendo: “Tende piedade de mim” (v. 47). Só faremos bem isso se, diariamente, examinarmos nossa consciência para trazer à luz os nossos pecados. Com isso, podemos perceber quais são os pecados veniais mais frequentes e quais são as nossas maiores tentações.

Se, ao examinar nossa consciência, percebermos que estamos em pecado mortal, é necessário buscar o Sacramento da Confissão o mais breve possível. Temos que ter em mente que o pecado mortal nos impede de receber qualquer graça do Senhor. Por isso o reconhecimento dos nossos pecados deve fazer parte do nosso processo de conversão.

Não basta nos percebermos pecadores, devemos fazer propósitos de abandonar os vícios, as falsas seguranças e as imperfeições. Não podemos continuar mendigando as coisas do mundo, pois, quando somos perdoados por Jesus nos tornamos homens e mulheres novos.

Terceiro passo: Ter uma determinada determinação!

Aqui, devemos fazer como o cego que jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus (v.50). Isso quer dizer que é necessário termos atitudes concretas em relação a nossa vida espiritual.

Se queremos ter uma família transformada pela Graça de Deus, precisamos sair do comodismo e ter, como nos diz Santa Teresa de Ávila, uma ‘determinada determinação’.

Não faremos uma verdadeira experiência de Deus se ficarmos gastando horas sentados no sofá assistindo séries na TV ou vendo postagens nas mídias digitais, enquanto dedicamos poucos minutos para o cultivo da nossa espiritualidade.

É preciso lançar fora todos os excessos que nos escravizam e retiram o tempo de qualidade da vida conjugal e familiar, da oração pessoal, da recitação do terço, da participação no Santo Sacrifício da Missa e da vida comunitária.

Quarto passo: Suplicar por nossas necessidades!

É interessante notar a pergunta que Jesus fez ao cego: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” (v. 51).

Tratando-se de um homem cego e do próprio filho de Deus que tinha o poder para curar aquela enfermidade, qual seria a razão de uma pergunta tão óbvia por parte de Jesus?

Neste questionamento de Jesus podemos perceber que Ele se importa com o desejo do nosso coração e respeita a nossa vontade. Jesus sabia que com aquela cura, viriam várias consequências. O homem velho teria que ser deixado completamente para trás. Por isso, temos que saber que o que pedimos a Jesus é muito sério, pois o Senhor nos ouve e, se for de Sua vontade, pode atender nosso pedido.

O momento da súplica é o momento de apresentar a Jesus aquilo que queremos que Ele nos faça: o que precisa ser curado, o que necessita ser transformado e o que deve ser restaurado. Nesse momento, nós, casados, precisamos colocar diante de Jesus o nosso matrimônio. Esteja nosso casamento numa fase boa ou numa fase ruim, devemos apresentá-lo a Deus para que seja feita nele a Sua vontade.

Quinto passo: Tornar-se discípulo!

Bartimeu recebeu a cura da sua cegueira e fez o mais importante: seguiu Jesus (v.52). Deus quer que, após fazer a experiência de ser tocado por Jesus, nós O sigamos por meio do discipulado.

Jesus precisa ser anunciado por meio das nossas palavras e atitudes. Ele quer que proclamemos para as outras pessoas, de modo particular para os casais e famílias: ‘Coragem, levanta-te daí, Jesus te chama!’ (v.49).

Após fazermos tudo isso, o bom Deus nos ouvirá, mesmo em meio à multidão e em meio a tantos outros pedintes e, com o coração misericordioso, realizará aquilo que miseravelmente pedimos, desde que seja o momento certo e se o nosso pedido nos ajudar a ir para o Céu.

Neste domingo, aproveite a oportunidade que Jesus está dando a você, esposa, a você, esposo, de ser uma mulher nova, um homem novo, para que, vivendo reconciliado com Deus, consigo mesmo e com seu cônjuge, possa encontrar um caminho novo a seguir: a cruz que te conduzirá ao próprio Jesus, o verdadeiro Caminho!

Maria, Porta do Céu, leva-nos a encontrar Teu Filho Jesus!

Um abraço, fiquem com Deus.

Ronaldo e Márcia

Comunidade Sara e Tobias

 

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}