Casais inteligentes se santificam juntos Evangelho para o Casal / 28º Domingo do Tempo Comum – Mc 10,17-30

A liturgia deste domingo traz o Evangelho de alguém muito rico, que se aproximou de Jesus e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” (v.17). Após explicar os mandamentos e o homem afirmar que cumpria todos eles, Jesus orientou: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” (v.21).

Após o homem ficar triste e ir embora abatido porque era muito rico, Jesus exortou seus discípulos sobre o perigo do apego às riquezas.

Hoje, Jesus pergunta a você, casal, o que é preciso desapegar para segui-lo?

Todos nós temos sede de eternidade, mas temos os pés como que presos nesta terra. Vivemos o conflito de ter uma alma que quer ir a Deus mas ter um corpo que é apegado às coisas do mundo.

Jesus ensina o contrário do que ouvimos todos os dias: você será realizado se possuir isso, você será feliz se conquistar aquilo. O Mestre ensina uma grande e verdadeira novidade: ainda que sejamos ricos e possuidores de muitos bens ou sejamos pobres e com poucos recursos financeiros, todos somos chamados a viver a pobreza evangélica que consiste em esvaziar-se de nós mesmos e confiar em Deus, pois tudo pertence a Ele.

Frente a este ensinamento de Jesus, os discípulos ficaram perplexos e tiveram dúvida sobre quem poderia fazer isso e ser salvo (v.26). O espanto deles foi provocado porque a riqueza e a prosperidade eram sinais de bênçãos no pensamento judaico. Mas não somente para eles e naquela época: Nós também pensamos assim! Se hoje é cada vez mais forte a Teologia da Prosperidade, é porque muitos pensam e se relacionam com Deus desta maneira.

O homem rico veio a Jesus com a lista de obrigações que cumpria e Jesus lhe fez um convite à santidade. Ao olharmos a vida dos santos, vemos que a verdadeira felicidade que Deus nos propõe não se refere a conquistar algo, mas sim a renunciar a várias coisas. Podemos citar alguns exemplos de santos cujas memórias recordamos neste mês de outubro: Santa Teresinha do Menino Jesus, São Francisco de Assis e Santa Teresa de Jesus. Eles alcançaram a vida eterna por meio de uma total entrega a Deus e foram generosos e não mesquinhos.

Aquela pessoa rica que se aproximou de Jesus é alguém que não é nominado no Evangelho, e pode ser cada um de nós, esposa, esposo, pai, mãe, filho. Da mesma forma que Jesus olhou para aquele homem com amor (v.21), Ele também lança um olhar amoroso para nós, vê nossa vontade sincera de amá-lo, nos alerta dos apegos que nos impedem de avançar na nossa caminhada e nos faz uma proposta de santidade.

Ainda que algumas pessoas sejam chamadas a entregar tudo ao Senhor pelo Sacramento da Ordem ou por meio da consagração a uma vida religiosa, todos nós, casais que recebemos o Sacramento do Matrimônio, precisamos entregar nossa vida a Jesus.

Casal, você está disposto a perguntar a Jesus o que é preciso fazer para ser santo? E quando Jesus responder, você vai seguir o que Ele te pedir? O que neste momento em particular da sua vida lhe impede de seguir Jesus? Quais apegos e quais situações fazem vocês virarem as costas ao Senhor?

Talvez hoje, na nossa vida conjugal, Jesus esteja pedindo para que deixemos uma vida de luxo, sejamos generosos na abertura à vida, abandonemos a tentação da fama e entreguemos aos pobres nosso tempo e nossos excessos de conforto. É preciso aqui trazer a noção de pobreza para um outro patamar, além da pobreza material. Para usar um termo do Papa Francisco, temos muitos casais pobres que vivem nas ‘periferias existenciais’ que precisam ouvir a Boa Notícia do Casamento e o Evangelho da família.

Tantos casais e tantas famílias precisam do nosso apostolado! Quando Jesus olha para nós, Ele sonha com casais discípulos que anunciem o seu Reino. Mas, uma vez que Jesus chama e não obriga, muitos de nós preferimos a realização dos próprios projetos ao invés de dar a vida pelo Reino de Deus.

O sentido da nossa vida conjugal deve ser a nossa santificação a dois.

Para isso, entregue sua vida, seus sonhos, seus projetos e suas vontades ao Senhor. Depois, venha viver a vida de Jesus, os sonhos d’Ele, os projetos d’Ele e a Vontade d’Ele no seu casamento. Sejamos casais inteligentes e busquemos a santidade juntos.

Maria, Porta do Céu, interceda para que possamos entregar tudo a Jesus!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se em nosso canal – Curta, comente e compartilhe!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}