Dê um upgrade no seu amor conjugal! – Evangelho para o Casal / 6º Domingo da Páscoa – Jo 15,9-17

Queridos casais, é com grande alegria que mais uma vez estamos aqui para uma reflexão do Evangelho para o casal!

No Evangelho de hoje, Jesus proclama o mandamento do amor: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (v.12) e ainda afirma que “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos amigos” (v. 13).

É neste amor que deve estar fundamentada a nossa união conjugal. Um casamento não persevera e não é fecundo sem a presença de Jesus. Pode até durar a vida inteira, mas sem Jesus ele será estéril e não produzirá fruto (v. 16).

No Antigo Testamento Deus já havia nos dado o mandamento do amor. A Lei de Moisés ordenava que amássemos a Deus e ao próximo como a nós mesmos (Lv 19,18).

Jesus colocou um novo parâmetro para o amor: a forma como Ele nos amou, esvaziando-se de si mesmo, vindo a este mundo e entregando Sua vida por nós. É isso que vai falar a segunda leitura: “Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele” (1Jo 4,9).

O amor não é um sentimento, mas uma decisão. Jesus decidiu amar individualmente você, esposa, você, esposo, mas decidiu também amar vocês dois como casal e pede que se amem um ao outro.

Pode ser que o problema do seu casamento seja o fato de viverem uma conjugalidade que espera sempre algo em troca. Jesus nos chama a um amor doação. Doar-se também significa entregar nossas atitudes egoístas para que Deus trabalhe nelas. Ele quer que eliminemos defeitos que tanto atrapalham nosso relacionamento conjugal: as manias que não abrimos mão, os comportamentos inconvenientes, as nossas constantes insatisfações e críticas.

Deus nos criou para amá-Lo e para levar esse amor a todas as pessoas, de modo particular ao nosso cônjuge e à nossa família. Jesus quer ser nosso amigo (v.15), aquele que entra na nossa intimidade, que participa da nossa vida, que é convidado a celebrar conosco as nossas conquistas e estar ao nosso lado para chorar nossas derrotas. Se amarmos como Jesus amou e O convidarmos para estar ao nosso lado, nosso casamento produzirá os frutos que permanecerão na eternidade (v.16).

Foi Jesus que escolheu seu cônjuge para você, pois Ele tem um plano de amor para sua vida e para sua família. O seu casamento faz parte da vontade de Deus.

No segundo domingo de maio é celebrado o dia das mães. Toda mulher recebe de Deus o dom de ser mãe, seja na maternidade biológica, na adoção ou na maternidade espiritual. E o amor de mãe é bastante parecido com este que o Senhor nos convida a ter: um amor que se doa completamente sem esperar receber nada em troca.

A mais perfeita de todas as mães é Maria, a mãe de Deus. Ela ama a cada um de nós como Jesus ordenou, com um amor pleno e gratuito que se entrega completamente a nós, seus filhos.

 

Maria, Porta do Céu, ensina-nos a amar como Jesus nos amou!

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

 

Acesse o Youtube e se inscreva!

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}