O seu casamento produz frutos para o Céu ou lenha para o inferno? – Evangelho para o Casal / 5º Domingo da Páscoa – Jo 15,1-8

Queridos casais, é com grande alegria que mais uma vez estamos aqui para uma reflexão do Evangelho para o casal!

Neste domingo, Jesus inicia seu discurso sobre a videira dizendo “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais frutos ainda” (vv.1-2).

Jesus se declara como a videira verdadeira a qual nós, casais, precisamos estar unidos para que o nosso casamento produza frutos de santidade. A seiva que nos alimenta é o Espírito Santo e o Pai quer que produzamos frutos do Espírito, especialmente a caridade, a alegria, a paciência e a fidelidade (conforme Gl 5,22-23).

O fruto da caridade é produzido no nosso casamento quando um cônjuge abre mão do sentimento egoísta de ‘querer ser feliz’ em troca de ‘fazer o outro feliz’, ajudando-o na sua santificação.

Mesmo nos momentos difíceis, é possível gerar o fruto da alegria no nosso casamento se permanecermos com Jesus.

O fruto da paciência é colhido no casamento quando os cônjuges esperam em Deus e confiam que Ele pode agir em todas as situações, ainda que não seja no tempo deles.

Já a fidelidade conjugal se manifesta na vida daqueles casais que se colocam sob o senhorio de Jesus e são fieis um ao outro não somente na vida afetiva, mas em todas as áreas que envolvem o casamento.

Por outro lado, quando o casal não está unido a Jesus, videira verdadeira, fica escravo das paixões e acaba por produzir os frutos da carne (conforme Gl 5,19-21). Se o nosso casamento não produzir os frutos de santidade desejados por Deus, seremos cortados, e lançados fora (v.6).

Assim como o galho fora da árvore, por não ser mais nutrido pela seiva, perde a vitalidade, seca e só serve para lenha, também nós, se não estivermos ligados a Jesus não teremos mais como alimentar nossa alma. E o destino da alma desnutrida é a morte: perderemos a Salvação.

Jesus também deixa claro no Evangelho que, para que possamos produzir mais frutos, Ele realizará podas em nós, assim como é feito com a videira (v.2). Se no seu casamento ou na sua família você está sofrendo por alguma situação que não provocou ou não escolheu, saiba que Deus, como Pai Amoroso, está realizando as podas necessárias para que sua vida produza mais frutos.

Mas, como permanecer em Jesus para que Jesus permaneça em nós? Cultivando nossa vida interior! No livro Filoteia, São Francisco de Sales indica dois grandes meios de se unir a Deus: o uso dos sacramentos pelos quais Deus vem a nós, e a oração, pela qual nós vamos até Deus.

Desde o nosso batismo somos chamados a viver unidos a Jesus e, a partir do momento em que recebemos o sacramento do Matrimônio, precisamos inserir a oração na nossa rotina conjugal e familiar. Assim, podemos começar o nosso dia traçando sobre nossa fronte o sinal da cruz, rezando antes das refeições, abençoando um ao outro quando se está saindo para o trabalho, pedindo a bênção de Deus para os filhos na hora de dormir, e tantas outras formas de rezar.

Ainda que não sejamos mestres da oração, é possível começarmos com algumas orações prontas que a Igreja nos oferece ou simplesmente conversando com Deus: um diálogo sincero com o Senhor já é oração que pode fecundar nossa alma e nosso casamento.

Se Jesus permanecer nos nosso matrimônio e nós permanecermos com Ele, produziremos os frutos do Espírito Santo na nossa família.

 

Maria, Porta do Céu, ajuda nosso casamento a dar frutos no Senhor!

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

Acesse: https://youtu.be/jSDF_GqgCu0

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}