Seu casamento será condenado ou será salvo? – Evangelho para o Casal / 4º Domingo da Quaresma – Jo 3,14-21

Queridos casais, a paz de Jesus!
Vocês querem salvar seu casamento e continuar juntos até o final? O que vocês fariam para conseguir isso?
O Evangelho deste domingo, narrado por São João, nos revela o grande amor de Deus por nós quando Jesus diz a Nicodemos: ‘Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna’ (v. 16).
Deus ama a cada um de nós, pessoalmente e ama cada casal, cada família, de forma única e exclusiva e não quer que morramos no pecado, mas nos quer junto d’Ele.
E Jesus continua: ‘De fato, Deus não enviou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito’ (vv.17-18).
Ou seja, Deus quer a nossa salvação por completo. Por isso Ele nos concedeu, além do sacramento do Batismo, o Sacramento do Matrimônio, para que, pela graça emanada desse sinal selado no altar, o nosso casamento fosse salvo.
Mas para que a salvação aconteça na nossa vida precisamos dar passos concretos em direção à conversão pessoal e conjugal para não deixarmos morrer a nossa alma e o nosso casamento. O tempo da Quaresma é uma grande oportunidade para isso.
Um dos passos concretos que podemos dar é realizando a Partilha a Três. Trata-se de um momento especial de diálogo de três pessoas: o esposo, a esposa e Jesus.
Para que haja uma boa Partilha a Três é necessário escolher um horário e um local adequados e cada um dos cônjuges precisa estar com o coração aberto, lembrando que Jesus estará ali com eles. A Partilha deve começar com uma oração convidando o Senhor a participar daquele momento. Enquanto um cônjuge fala, o outro deve escutar com atenção. Depois se invertem os papéis: o que ouviu, fala e o que falou, escuta. E é fundamental que os dois falem.
Por meio desta Partilha, revelamos nossa verdade e trazemos nossas ações para a luz (v.21). Jesus é a única luz que pode salvar nosso casamento.
Da mesma forma que são as coisas pequenas acumuladas que destroem um casamento, também são atitudes simples como esta que realizamos em nome de Jesus que curam nosso relacionamento e podem salvá-lo.
E por falar em simplicidade, no próximo dia 19 de março celebramos a solenidade de São José, Padroeiro Universal da Igreja.
No dia 08 de dezembro de 2020 o Papa Francisco estabeleceu o “Ano de São José”, em celebração aos 150 anos da declaração do Santo como Padroeiro da Igreja Católica.
Como disse o Papa Francisco na Carta Apostólica Patris Corde “Todos podem encontrar em São José um intercessor, um amparo e uma guia nos momentos de dificuldade. São José lembra-nos que todos aqueles que estão, aparentemente, escondidos ou em segundo plano, têm um protagonismo sem paralelo na história da salvação”.
Que o exemplo de São José com sua obediência, com seu silêncio e, principalmente, com sua simplicidade inspire os nossos casamentos no caminho da santidade.

Maria, Porta do Céu, rogue a Deus pela nossa salvação.
Um abraço, fiquem com Deus
Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

Acesse: https://youtu.be/us_Ea7fuYWU

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}