Onde estão os frutos? – Evangelho para o Casal / 27º Domingo do Tempo Comum – Mt 21,33-43

Queridos casais: a paz de Jesus!

Quando as pessoas se aproximam de nós, elas veem os frutos que produzimos?

No Evangelho deste domingo, narrado por São Mateus, Jesus conta aos sacerdotes e anciãos do povo de Israel a parábola dos vinhateiros homicidas, na qual um proprietário planta uma vinha a cerca de todos os cuidados necessários para que seja fecunda e a arrenda a vinhateiros antes de viajar ao estrangeiro. Ao chegar o tempo da colheita, os vinhateiros não aceitam pagar os frutos aos servos que o proprietário envia. Espancam uns, matam outros. O proprietário decide então enviar seu próprio filho para receber os frutos da colheita, mas os vinhateiros também o matam, pensando que assim, ficariam com a sua herança. Jesus então pergunta aos sacerdotes e anciãos o que o dono da vinha deveria fazer ao voltar. Eles respondem: “Dará triste fim a esses criminosos e arrendará a vinha a outros agricultores, que lhe entregarão os frutos no tempo certo” (v.41).

Sem saber, dão oportunidade para Jesus concluir com uma sentença contra eles mesmos: “O Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos” (v.43).

Sim, essa parábola diz respeito primeiro aos chefes do povo de Israel, que não acolheram os profetas do Antigo Testamento e que, além de não acolherem Jesus, o próprio Filho que o Pai envia, terminam por matá-lo.

Mas Jesus quer falar com todos nós nesta parábola. A nós, casais, Ele tem uma mensagem especial. Olhemos para nossa história. Deus é este proprietário: Ele nos chamou à existência, cuidou de nós com carinho, fez com que nos conhecêssemos e decidíssemos nos casar, nos deu todas as condições para darmos bons frutos ao Senhor.

Deus quer que produzamos frutos de conversão conjugal e santidade familiar. Ele investiu em cada um de nós para sermos fecundos.

Quando tivermos que prestar contas da nossa vida a Deus, Ele não vai querer ver quantos imóveis nós temos, quanto dinheiro há em nossa conta bancária, como é o nosso currículo, qual é o número de amigos ou seguidores nas redes sociais nós temos… Mas Ele vai perguntar: Onde estão os frutos que vocês produziram diante de tudo o que lhes dei?

Há uma conclusão dramática no final deste Evangelho. Se não produzirmos frutos de santidade, o Reino de Deus nos será tirado e será entregue a um povo que os produza. É isso que você quer que aconteça com o seu casamento?

 

Maria, porta do céu, interceda para que o nosso casamento seja fecundo!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}