A vontade de Deus para o seu casamento – Evangelho para o Casal / 26º Domingo do Tempo Comum – Mt 21,28-32

Queridos casais: a paz de Jesus!

Diante das diversas situações da vida, é difícil saber o que Deus espera de cada um de nós. Afinal, Ele nos deu a liberdade para tomar decisões. Pelo livre arbítrio, podemos escolher o que fazer. Mas, qual é a vontade de Deus para minha vida e para o meu casamento?

No Evangelho deste domingo, São Mateus narra a parábola dos dois filhos que são convidados para trabalhar na vinha do pai. Um diz que não vai, mas depois vai e o outro diz que vai, mas, acaba não indo. Jesus conclui a parábola perguntando qual deles fez a vontade do pai. A resposta dos sumos sacerdotes e anciãos é que o primeiro deles foi o que fez a vontade do pai.

Jesus aproveita esta parábola para alertar as autoridades de Israel que não acreditaram na mensagem de conversão de João Batista e não fizeram a vontade de Deus, diferente dos cobradores de impostos e das prostitutas.

Mas como este Evangelho nos ajudará a fazer a vontade do Pai no nosso casamento? Podemos responder a essa pergunta com aquilo que São Paulo nos diz na sua carta aos Filipenses: vivei em harmonia, procurando a unidade.  Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro. Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus” (Fl 2, 2b-5).

Esta é a vontade de Deus para nós, casais: que tenhamos entre nós o mesmo sentimento que existe em Jesus. Assim, seremos fieis às promessas que fizemos ao nosso cônjuge no dia em que recebemos o Sacramento do Matrimônio. Neste dia, recebemos um ao outro como esposos e prometemos a fidelidade, o amor e o respeito, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.

Somos chamados ao Sacramento do Matrimônio na liberdade. E a verdadeira liberdade consiste em fazer a vontade de Deus nas nossas vidas. Deus quer que doemos a nossa vida ao nosso esposo ou à nossa esposa mesmo se houver momentos de tristeza, doença ou penúria.

Nosso modelo é o próprio Jesus: Ele é o verdadeiro Filho que disse sim ao Pai, veio a este mundo e nos salvou. Como Ele, digamos sim e façamos o que Deus espera de nós como esposos, como pai e como mãe.

 

Maria, porta do céu, ajuda-nos a ter os mesmos sentimentos de teu Filho!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}