Trindade – Jo 3,16-18

Queridos casais, a paz de Jesus!

Todas às vezes que traçamos sobre nós o sinal da cruz e dizemos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo estamos recordando a Santíssima Trindade, um dos principais mistérios da nossa fé e solenidade que a Igreja celebra neste dia.

A Trindade é a comunidade perfeita e modelo para nós, casais. Nela não se encontra ciúmes, competição, egoísmo, infidelidade ou qualquer tipo de defeito. Nós, ao contrário, somos um povo de cabeça dura, como diz a primeira leitura (Ex 34, 9).

Mas ainda que sejamos assim, Deus nos ama tanto que nos dá Seu Filho Único para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha a vida eterna! É essa a revelação de amor que ouvimos no Evangelho que nos é proposto para o dia que a Igreja celebra a Solenidade da Santíssima Trindade, e no qual Jesus também diz a Nicodemos que Ele veio ao mundo para salvá-lo, não para condená-lo.

Para isso, Ele não se cansa de nos dar oportunidades. O sacramento do matrimônio é uma grande oportunidade de salvação que Deus dá a nós, casais, que somos chamados a buscar a unidade perfeita que existe na Santíssima Trindade. Essa unidade é baseada no mais sublime amor: O Pai que ama, o Filho que é o amado e o Espírito Santo que é o amor. Da mesma forma, o Sacramento do Matrimônio deve ser imagem desta relação íntima que acontece entre as três pessoas da Trindade.

No mistério da Trindade se encontra tudo o que precisamos, como conclui São Paulo na segunda leitura: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.” (2Cor 13, 13).

Aí está o segredo para a nossa vocação de casal. Pelo Sacramento do Matrimônio, recebemos a Graça de Jesus que nos santifica e nos ajuda a caminharmos juntos rumo ao céu, somos preenchidos pelo Amor do Pai que fortalece nosso relacionamento conjugal e o torna fecundo e entramos na Comunhão do Espírito Santo que nos une verdadeiramente como casal.

Na quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra Corpus Christi, a festa do Corpo e Sangue do Senhor. Neste momento que vivemos, e não podemos participar publicamente das celebrações Eucarísticas rezemos pelos nossos sacerdotes, ministros que representam Jesus. A Carta Encíclica Mediator Dei do Papa Pio XII, sobre a Sagrada Liturgia, assim fala sobre o sacerdote: ‘Este, pela consagração sacerdotal recebida, assemelha-se ao sumo Sacerdote e tem o poder de agir em virtude e na pessoa do próprio Cristo; por isso, com sua ação sacerdotal, de certo modo, “empresta a Cristo a sua língua, e lhe oferece a sua mão”. A Eucaristia só pode estar no nosso meio porque temos os sacerdotes.

Se estamos sofrendo por estarmos distantes dos sacramentos, talvez muitos dos nossos sacerdotes estejam sofrendo muito mais pela angústia e incerteza do futuro e por não poderem estar celebrando conosco.

Maria, Porta do Céu, interceda pela santificação dos casais e dos nossos sacerdotes.

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}