Misericórdia – Jo 20, 19-31

Queridos casais, a paz do Senhor Jesus esteja convosco!

Hoje, celebramos a Festa da Divina Misericórdia, instituída há vinte anos pelo papa São João Paulo II para ser celebrada no segundo domingo da Páscoa. No mesmo ano da Instituição desta festa, o papa canonizou a mística polonesa Santa Faustina, que foi chamada por Deus a ser apóstola da misericórdia do Senhor e a divulgá-la ao mundo.

A palavra misericórdia tem origem no latim e é formada pela junção de misere, que significa ter compaixão, e cordis, que significa coração. A misericórdia é uma das mais belas essências de Deus, que nos criou no amor e por amor. Mesmo criando o ser humano livre e vendo que ele faz mal uso da sua liberdade pelo pecado, Deus continua a nos amar. Prova disso é que o Pai nos deu Jesus, a própria misericórdia encarnada.

Hoje, a liturgia nos propõe a aparição de Jesus aos discípulos logo após a ressurreição, conforme o Evangelho de São João. Que belo relato o Evangelho nos propõe! Os discípulos, sem esperança e com medo dos judeus, reunidos no cenáculo, recebem a visita de Jesus vivo e ressuscitado. Neste momento vai embora o medo e surge a alegria.

Vivemos hoje situação semelhante: estamos fechados nas nossas casas pela quarentena, estamos com medo de ficarmos doentes e morrermos, estamos sem esperança pelas dificuldades econômicas que enfrentamos, estamos tristes pela distância da vida em comunidade e da vida sacramental. Também neste momento, Jesus entra nas nossas vidas para dizer: “A paz esteja convosco!”

Passamos por ocasiões que desestabilizam nossa vida e destroem nosso sentimento de onipotência. Isso também é fruto de misericórdia divina, onde o Senhor nos mostra que não devemos colocar nossa segurança nas coisas deste mundo. Deus olha além, Ele quer a nossa salvação.

Jesus mostra a Tomé o lado aberto para provar que Ele é a mesma pessoa que foi crucificado e morto. Deste lado aberto de Jesus nasce o carisma Sara e Tobias que é fruto da misericórdia de Senhor. Deus, na sua infinita bondade, derrama e faz transbordar na vida de cada casal chamado a este carisma a sua graça por meio do Sacramento do Matrimônio, e o chama a evangelizar casais jovens e formar comunidades familiares.

Maria, Porta do Céu, nos ensine a crer com os olhos da fé, para proclamarmos Teu Filho Jesus como nosso Senhor e nosso Deus!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

19Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}