Luz do mundo – Jo 9,1.6-9.13-17.34-38

Queridos casais, a paz do Senhor Jesus!

Hoje, no Evangelho de São João, nós meditamos a cura do cego de nascença. Há todo um desenvolvimento desta passagem, inicialmente com o questionamento a respeito desta doença por parte dos discípulos, depois a cura do cego, logo após a incompreensão do fato pelos fariseus e, finalmente, o reconhecimento de Jesus como Filho de Deus por parte do cego.

Este quarto domingo da Quaresma também é chamado de Domingo Laetare, porque a antífona de abertura começa com a passagem de Isaías: “Alegrai-vos (Laetare, em latim) com Jerusalém vós todos que a amais”. Ou seja, este é o domingo da alegria. Parece absurdo falarmos em alegria neste momento, com a pandemia que estamos vivendo e todas as suas dificuldades e sofrimentos. Mas, temos grandes motivos para nos alegrar.

Jesus, ao curar o cego, mostra a todos nós que Ele é a Luz do mundo. Que alegria é sermos batizados e recebermos a luz de Jesus! Pelo Sacramento do Batismo, nós fomos iluminados pela graça de Deus e saímos das trevas do pecado, assim como aquele cego. Além disso, nós, casais, também fomos iluminados pela graça do Sacramento da Matrimônio. Deus nos deu a graça de sermos luzeiros para outros casais.

Também nos alegramos porque Deus conhece o nosso coração. Na primeira leitura, vemos o profeta Samuel procurando, entre os filhos de Jessé, o sucessor para o rei Saul. E, por inspiração divina, ele escolhe Davi, o menor e mais jovem dos irmãos. Deus fala a Samuel: “Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor vê o coração.” (1 Sm 16, 7b). Que alegria termos um Deus que conhece o mais íntimo do nosso ser!

Neste tempo de crise, podemos parar e refletir se não estávamos excessivamente envolvidos com muitas coisas e deixando Deus de lado. Ele nos chama a sair do estado de mornidão, nos falando na segunda leitura da carta de Efésios: “Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e sobre ti Cristo resplandecerá.” (Ef 5, 14). Que alegria esta ordem de Deus! Deus promete que, se despertarmos pela fé, o próprio Jesus fará brilhar a sua luz sobre nós e poderemos irradiar a Sua graça para outras pessoas. E como a humanidade precisa de pessoas que irradiem fé, esperança e caridade neste momento!

Por fim, façamos todos os dias da nossa vida como o cego no final do Evangelho: prostrarmo-nos diante de Jesus que se revela a nós e dizermos a Ele: Eu creio, Senhor!

Agora é hora de, com alegria, nos prostrarmos diante de Jesus por meio da oração. Aproveitemos este isolamento social para juntos, como casal e como família, nos dedicarmos à oração do terço, à leitura da Sagradas Escrituras e assistirmos às missas pelos meios de comunicação. Que alegria vermos brilhar as experiências de famílias que estão mais unidas e se dedicando mais à espiritualidade conjugal e familiar em meio às dificuldades atuais.

Maria, Porta do Céu, interceda para que a luz de Deus sempre brilhe nas nossas casas!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}