Pescadores – Mateus 4, 12-23

Queridos casais, a paz do Senhor Jesus!

Neste Evangelho, São Mateus nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Esta passagem é composta por duas partes, a primeira fala sobre o cumprimento de uma profecia de Isaías e a segunda mostra o chamado dos primeiros discípulos.

Na primeira parte, São Mateus retoma um trecho de uma profecia de Isaías, que fala a respeito do povo de duas tribos de Jacó que ficavam na região norte da Galileia, Zabulon e Neftali. Em tempos passados, o povo desta região havia sofrido muito com as invasões dos exércitos estrangeiros, que matavam, deportavam ou impunham pesados impostos aos que habitantes que ficavam. Isaías profetiza que, no meio desta situação de trevas e morte, brilhará uma grande luz.

Quando Jesus se muda de Nazaré para Cafarnaum, que fica no território de Zabulon e Neftali e começa o Seu ministério, São Mateus vê a realização desta profecia de Isaías. Uma luz começa a brilhar naquela região e esta luz é Jesus.

O povo que vivia nas trevas e na região da morte somos cada um de nós, alcançados por Jesus. É Ele que vem iluminar as trevas da nossa alma escurecida pelos nossos pecados. Jesus nos convida a sair desta região de morte e nos dá a Sua própria vida para isso.

Na sequência, o Evangelho apresenta o centro da pregação de Jesus. Ela é baseada na conversão e na chegada iminente do Reino dos Céus. Seu anúncio é composto de conversão – abandonar a vida de pecado – e de salvação – aceitar o Reino, que é Ele próprio, Boa Nova do Pai. Portanto, Jesus nos chama à uma conversão verdadeira e imediata, pois Ele é o próprio Reino que o Pai nos enviou dos Céus.

Na segunda parte deste Evangelho, São Mateus apresenta o chamado de duas duplas de irmãos, Pedro e André, e Tiago e João.

Chama a atenção o fato de que, frente ao chamado categórico de Jesus, a resposta dos discípulos é imediata e incondicional. Será que não é isso que falta nos nossos casamentos, um ‘sim’ imediato e sem condições? Não estamos adiando decisões que precisamos fazer para seguir Jesus baseado em nosso comodismo espiritual?

Ora, a resposta ao chamado de Jesus não é meramente intelectual, mas exige uma resposta interior. Esta resposta se traduz não somente na nossa conversão pessoal, mas também na nossa conversão conjugal. Nosso casamento precisa de um Senhor e, se este senhor não for Jesus, será o materialismo, será a busca incessante do prazer, será a sede de poder, serão nossas paixões desordenadas e tantas outras coisas.

É interessante ver que, os discípulos, ao deixarem suas redes e seus barcos, deixaram muito mais do que seus equipamentos de pesca. Deixaram as suas seguranças humanas e seguiram Jesus. Este é o convite que Ele faz a nós hoje. Ainda que tenhamos outras atividades importantes nas nossas vidas, nossa segurança deve estar em Jesus.

Outro aspecto que o Evangelho pode nos ajudar a enxergar é como Jesus fez este chamado. Chamou duas pessoas de cada vez e começou a formar a sua pequena comunidade. É isso que o Sacramento do Matrimônio faz conosco, chama homem e mulher para formar uma pequena comunidade, uma família.

Além disso, esta passagem mostra como Jesus começou a formar a comunidade dos doze apóstolos, com São Pedro sempre à frente. Hoje, a Igreja, com o Papa Francisco à frente, continua a missão de Jesus: ser luz e trazer alegria e esperança neste mundo tão carente da Sua presença.

Não podemos ser pessimistas em relação ao mundo. Ele é obra de Deus, ainda que tenha sido corrompido pelo ser humano e as trevas pareçam reinar. Mas que todo casal da Família Sara e Tobias seja luz na escuridão deste mundo e anuncie a boa nova da salvação. Não pelas suas próprias forças, mas pela força da cruz de Cristo, conforme nos fala São Paulo na segunda leitura (1Cor 1,17).

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda para que nós sejamos luzes e testemunhas do Senhor Jesus!

Um abraço, fiquem com Deus!

Ronaldo e Márcia

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}