Cordeiro – João 1, 29-34

Queridos casais, a paz do Senhor Jesus!

O Evangelho de hoje mostra a versão do evangelista João a respeito do Batismo de Jesus, mas agora com detalhes importantes e distintos dos demais evangelistas.

Todo este evangelho é um testemunho de João Batista a respeito de Jesus, mas uma afirmação chama a atenção. João afirma que Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

À primeira vista, parece estranha esta imagem de Jesus, o Messias prometido, como um cordeiro. O cordeiro, filhote de carneiro, não ocupa um lugar de destaque entre os animais mais admirados. É fácil imaginarmos Jesus como o Leão de Judá (Ap 5,5), pois o leão é um animal majestoso, forte e ágil, sendo considerado o rei dos animais.

Mas é justamente assim como o evangelista João apresenta Jesus. Ora, o cordeiro apresentava forte simbolismo para os judeus, principalmente porque remete à Pascoa judaica, onde o povo de Israel foi libertado da escravidão do Egito (Ex 12, 1-23).

Nesta ocasião, Deus instruiu toda família israelita a tomar um animal sem defeito, sem ossos quebrados, degolá-lo e passar o sangue na ombreira da porta. Os israelitas deveriam comer o cordeiro naquela noite, para que Deus poupasse seus primogênitos. Logo, o cordeiro sacrificial morreu como expiação, em lugar do primogênito da casa, como um ato de redenção.

Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, porque o Pai, vendo que nenhum sacrifício que o homem fizesse seria suficiente para nossa salvação, nos deu Seu Filho amado. Jesus, vítima sem nenhum defeito, se entregou livremente e morreu para que nós fossemos salvos. No relato de sua crucifixão, o mesmo evangelista João afirma que nenhum dos seus ossos foi quebrado (Jo 19, 32-36).

É o sangue de Jesus que afasta nosso casamento da escravidão do pecado. Quando recebemos o Sacramento do Matrimônio e prometemos ser fiéis, amar e respeitar nosso cônjuge na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida, é o próprio Jesus quem sela esta união com o Seu sangue.

Logo no início deste Evangelho, observamos que é Jesus quem toma a iniciativa e vai até João Batista. É assim que Ele faz. Jesus continuamente busca cada um de nós para um encontro verdadeiro com Ele. Mas é difícil ouvi-lo quando priorizamos tantas outras coisas. Por isso, não deixa de ser verdade o ditado que diz que encontramos Deus no amor ou na dor. Não por causa de Deus, mas por causa de nós, que ficamos mais atentos ao toque da Sua Graça nestas ocasiões.

Na cerimônia da páscoa judaica, eles comiam o cordeiro, que era sacrificado no templo. Levavam-no para casa, assavam-no e comiam-no. Dessa forma, o cordeiro alimentava e em torno dele o povo se congregava e se constituía a comunidade.

Agora, do lado aberto do Cordeiro de Deus imolado, nós nos alimentamos e formamos comunidade. Do lado aberto de Jesus na cruz, jorra o Espírito Santo e nasce a Igreja, nascem os Sacramentos, e nasce o Carisma Sara e Tobias. Todos nós que participamos da Família Sara e Tobias, precisamos sempre recordar e viver a nossa Palavra Fundante (Jo 19, 26-27.34). Nascemos do lado aberto do Cordeiro de Deus crucificado.

Somos chamados à santidade não pelas nossas forças. É no Cordeiro de Deus que está a força necessária para corresponder ao chamado à santidade que São Paulo nos orienta na segunda leitura (1Cor 1, 1-3). Por isso, precisamos pedir que o Espírito Santo nos conduza a cada dia.

Em toda a missa que participarmos e, de modo particular, na missa de hoje, Domingo, dia do Senhor, façamos o propósito de prestar atenção ao Rito da Comunhão quando o sacerdote apresenta o Corpo do Senhor como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Logo depois, Jesus quer fazer um encontro pessoal conosco na Eucaristia.

Que Maria, nossa mãe que estava com Jesus aos pés da cruz, interceda por nós!

Um abraço, fiquem com Deus!

Ronaldo e Márcia

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}