Família, reflexo da Trindade – Evangelho para o Casal / Solenidade da Santíssima Trindade – Jo 16,12-15

Hoje, ao celebrar a solenidade da Santíssima Trindade, confirmamos que cremos no Deus uno e trino, um mesmo Deus em três pessoas.

A respeito disso, o Catecismo da Igreja Católica afirma: O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na ‘hierarquia das verdades da fé’. ‘Toda a história da salvação não é senão a história da via e dos meios pelos quais o Deus verdadeiro e único, Pai, Filho e Espírito Santo, Se revela, reconcilia consigo e Se une aos homens que se afastam do pecado’” (CIC 234).

Portanto, acreditar na Santíssima Trindade não é uma opção, mas uma necessidade para que a Verdade cresça cada vez mais em nossas almas.

Para nós, casais que formamos uma família assim que recebemos o sacramento do matrimônio, este mistério nos toca de maneira particular, pois temos a missão de ser reflexo da Trindade. 

No início da Criação, vemos Deus criando o homem e a mulher por amor: “Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança” […]. Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: “Frutificai – disse ele – e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra” (Gn 1,26-28).

Deus não somente nos criou por amor, mas espera que possamos refletir o Seu amor trinitário na vida conjugal e familiar.

Por este motivo, o Catecismo diz que “A família cristã é uma comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai e do Filho, no Espírito Santo. A sua atividade procriadora e educativa é o reflexo da obra criadora do Pai. É chamada a partilhar da oração e do sacrifício de Cristo. A oração quotidiana e a leitura da Palavra de Deus fortalecem nela a caridade. A família cristã é evangelizadora e missionária” (CIC 2205).

Que alegria poder ser imagem do próprio Deus! Mesmo sabendo que cada pessoa da Trindade contém as outras, do ponto de vista didático, atribuímos uma missão a cada uma delas: Deus Pai é criador de todas as coisas, Deus Filho é o redentor do mundo e Deus Espírito Santo é o santificador.

Da mesma forma, a família tem essa tríplice missão: gerar, redimir e santificar. Somos chamados a sermos cocriadores com o Pai com o dom da fecundidade. Por pura misericórdia, temos a graça de gerar filhos para Deus. Mas como temos negligenciado essa missão! Colocamos tantos empecilhos e com frequência nos fechamos à vida… Deus quer que tenhamos o máximo de filhos possível para encher a terra e depois povoar o Céu! Além disso, precisamos crescer na fecundidade espiritual e aproximar o máximo de pessoas de Jesus como pais espirituais.

A família também é um caminho de redenção e de santidade. O matrimônio é um sacramento de serviço, ou seja, por meio dele o homem e a mulher estão a serviço do outro cônjuge e dos filhos, com a missão de colaborar na salvação e santificação de todos os membros da família.

Maria, Porta do Céu, interceda para que sejamos reflexos da Trindade!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo 

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 126 – 12/06/2022

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}