Jesus tem uma palavra para sua família: Efatá! Evangelho para o Casal / 23º Domingo do Tempo Comum – Mc 7,31-37

No Evangelho deste domingo São Marcos relata que Jesus, continua Seu caminho quando Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: Efatá! que quer dizer: Abre-te!” (vv. 32-34). 

A quem podemos comparar esse homem surdo que falava com dificuldade? Ao casal que se fecha à proposta de santidade que Deus faz pelo sacramento do Matrimônio e, por isso, não tem como proclamar a alegria de ser casados, a graça de ser uma família, a bênção de poder cooperar com Deus na geração e criação dos filhos.

No dia do nosso casamento, ainda que uma multidão de pessoas esteja presente na celebração, o celebrante ‘retira da multidão’ os cônjuges e lhes faz algumas perguntas que são o fundamento do sacramento do Matrimônio, chamado consentimento dos noivos. É aí que acontece o sacramento, que depois é confirmado com as promessas matrimoniais.

A primeira cura que Jesus quer fazer em nós já no dia do nosso casamento é abrir nossos ouvidos para ouvir o que Ele fala, o que Ele quer para a nossa vida matrimonial.

Vivemos num mundo que traz aos nossos ouvidos muitos barulhos, muitas ideologias, muitas imoralidades, muitas notícias ruins. Hoje, Jesus quer curar os problemas de relacionamento na família.

Ele quer nos livrar de todos os ruídos que o pecado nos traz para que ouçamos perfeitamente a voz de Deus, pois, quando não escutamos a Sua voz, não podemos fazer aquilo que Ele quer, nem proclamar as maravilhas que Ele faz no nosso casamento.

Precisamos permitir que Jesus nos afaste do meio da multidão, muitas vezes uma multidão sem fé, uma multidão que luta contra a família, uma multidão com valores diferentes dos nossos, uma multidão que fala somente aquilo que queremos ouvir, mas que não é a vontade de Deus para nós.

Quando não ouvimos temos também dificuldades para falar: quantos cônjuges têm dificuldades para falar ‘obrigado’, para dizer ‘eu te amo’, ou para pedir perdão?

Uma vez que a surdez e a mudez consistem na incapacidade de comunicar-se corretamente com o outro e de ter um relacionamento bom e belo, todos nós devemos reconhecer que somos surdos-mudos e que precisamos da Palavra de Jesus: efatá, abre-te!

Mas, para que a voz de Jesus seja eficaz, precisamos levar para Ele nossas necessidades. Casal, quais são as realidades pessoais e conjugais que Jesus precisa abrir para que você possa escutá-Lo?

Marido, será que você não está surdo ao não entender que o nervosismo da sua esposa é sinal de cansaço ou que ela precisa conversar sobre alguma situação? Esposa, será que você não está surda para compreender que seu marido está sofrendo por dificuldades que ele tem dificuldade de partilhar? Pais, será que vocês não estão surdos ao não entender que algumas atitudes estranhas dos seus filhos escondem um pedido de atenção ou de afeto?

Um detalhe pode passar despercebido neste Evangelho, pois o sujeito da frase está oculto: ‘Trouxeram então um homem surdo,…’ (v.32). Quem trouxe? O Evangelho não descreve, mas certamente foram amigos que acreditavam que Jesus podia curar aquele homem. Mais do que nunca, precisamos proclamar o Evangelho da Família!

Esta é a missão de todos os movimentos, pastorais, serviços e novas comunidades católicas que trabalham com casais e famílias: levar pessoas para Jesus! Deus nos dá esta graça de ajudar na redenção e poder ajudá-lo, apesar de nossas misérias! Muitas pessoas se encontram com Deus por própria vontade, inspirados pelo Espírito Santo. Mas, geralmente, é preciso que alguém leve a pessoa ao encontro de Jesus, para que Ele o cure. ‘Abre-te!’ É uma ordem de Jesus para que o nosso casamento seja aberto à evangelização de outros casais e outras famílias.

Neste mês de setembro, a Igreja celebra o mês da Bíblia. Ler e rezar com as Sagradas Escrituras são formas de ouvir o que Jesus quer dizer ao nosso coração e à nossa família. Da mesma forma que Jesus curou o surdo-mudo após retirá-lo do meio do povo, Jesus quer que reservemos tempo do nosso dia em meio às nossas obrigações para escutar Sua Palavra e dar livre acesso ao Espírito Santo. Abre-te! também é a ordem de Jesus para avançarmos na nossa vida espiritual.

Maria, Porta do Céu, abre nossos ouvidos para a Palavra do Teu Filho!

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e inscreva-se no nosso canal

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}