Deus usa as diferenças para santificar o casamento – Evangelho para o Casal / Solenidade de São Pedro e São Paulo – Mt 16,13-19

Queridos casais, hoje a Igreja celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, dois homens tão diferentes com um objetivo em comum: o anúncio de Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou para que pudéssemos alcançar a vida eterna.

São Pedro era um homem simples que amava Jesus. No entanto, quando Jesus foi preso, negou-O três vezes para defender a sua própria vida. Neste momento, ao deparar-se com o olhar do Mestre, percebeu a sua própria covardia e caiu numa tristeza profunda.

São Paulo era uma pessoa letrada, que amava a Deus. Porém, amava, acima de tudo, a sua própria justiça e por isso perseguia os cristãos. Quando teve seu encontro pessoal com Jesus, ficou cego.

Estes dois homens, na sua tristeza e na sua cegueira, se deixaram tocar pelo perdão e pela misericórdia infinita de Jesus, que passou a ser o bem mais precioso que eles tinham. Por isso, São Pedro e São Paulo foram testemunhas fiéis do Evangelho até o martírio. Eles não mediram esforços para cumprir a missão evangelizadora que lhes foi confiada pelo Senhor.

No Evangelho, narrado por São Mateus, Jesus confirma o primado de São Pedro sobre a Igreja: “Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (v.18).

Deus quer que nós, casais, também sejamos testemunhas do Senhor em nosso casamento, independente de nossas diferenças.

Em cada celebração do Sacramento do Matrimônio, Deus também une duas pessoas diferentes para construir uma nova família e quer Se tornar o bem mais precioso que o casal tem.

Com o casamento sacramentado, você, marido e você, esposa, não se tornam adversários, mas se complementam e recebem de Deus a importante missão de levar sua nova família para o céu!

Homem e mulher são pessoas com características distintas e bem definidas pelo Criador. Geralmente, são essas diferenças que nos atraem. Por outro lado, com o passar do tempo, mesmo as pequenas diferenças podem gerar tensões no relacionamento do casal.

No livro Comunidade, lugar do perdão e da festa, Jean Vanier escreveu: ‘Para a riqueza da comunidade, Deus chama estes opostos para que vivam juntos. Se, no começo, não é muito fácil, pouco a pouco descobrimos a riqueza destas pessoas tão diferentes e com tamanha diversidade de dons. Descobrimos que a diferença não é uma ameaça, mas um tesouro, e que ‘a variedade é sinal de vida; a fria igualdade é sinal de morte’. Ora, não existe comunidade tão querida por Deus quanto a família!

Com a graça de Deus, é possível perceber que nossas diferenças podem ser um caminho para crescermos no amor. Pela ação divina no nosso casamento, os defeitos ou características do nosso cônjuge que tanto nos incomodam podem ser revertidos em caminhos para nossa santificação.

Quando nos entregamos ao Senhor, o Espírito Santo vai nos revelando, de forma gradativa, aquilo que cada um de nós tem que ceder, o que é necessário mudar, onde temos que trabalhar as nossas limitações.

Foi a ação de Deus na vida de Pedro e de Paulo que transformou um pescador impulsivo, inconstante e medroso, e uma pessoa legalista, perseguidora dos cristãos e sem misericórdia, nos grandes São Pedro e São Paulo!

Se Deus pôde fazer destes apóstolos dois grandes santos e colunas da Igreja, isso nos enche de esperança pois, ainda que sejamos homens e mulheres normais e imperfeitos, se deixarmos a Sua graça nos alcançar e atuar em nós, também poderemos nos tornar um casal santo!

O Sacramento do Matrimônio tem a força de nos converter como pessoa e como casal e, por meio dele, ao chegarmos ao final da nossa vida, poderemos dizer como São Paulo: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia” (2 Tm 4,7-8).

A celebração da solenidade de São Pedro e São Paulo é um convite a todos nós, católicos, a agradecermos a Deus pela Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Como é bom fazer parte da Igreja, professar a mesma fé, celebrar os mesmos sacramentos e estar sob a autoridade do sucessor de São Pedro!

Também é dia de interceder pelo Papa Francisco, que inclusive pediu recentemente para rezarmos sempre por ele. Se é difícil a missão de estar à frente de uma família como pai e como mãe, imaginemos como é estar à frente da Igreja como vigário de Cristo na terra.

Maria, Porta do Céu, interceda para que as nossas diferenças nos levem para o Céu!

 

Um abraço, fiquem com Deus

Márcia e Ronaldo
Comunidade Sara e Tobias

Acesse o Youtube e se inscreva no canal.

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}