Misericórdia ou Justiça? – Evangelho para o Casal / 24º Domingo do Tempo Comum – Mt 18,21-35

Queridos casais: a paz de Jesus!

Quando você se apresenta diante de um tribunal sabendo que fez algo errado, o que você pede, misericórdia ou justiça?

Pois é justamente isso que o Senhor vai nos falar no Evangelho deste domingo. Quando Pedro pergunta a Jesus o número de vezes que é necessário perdoar, Ele responde que sempre temos que dar o nosso perdão (vv.21-22). Para esclarecer os discípulos, Jesus conta a parábola do servo que foi perdoado de uma dívida impagável, mas não perdoou uma pequena dívida que tinha com um amigo (vv. 23-30).

A parábola termina com o patrão recriminando duramente o servo: “Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida porque me suplicaste. Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?” (vv.32-33).

Jesus faz questão de mostrar um contraste absurdo entre as duas dívidas para mostrar que isso acontece na nossa relação com Deus. Nós não temos como pagar as graças e bençãos recebidas, principalmente porque o que fazemos na prática é ter um comportamento cheio de pecados.

Mas Jesus vem e quita essa dívida que temos com o Pai. Ele nos dá gratuitamente o Seu perdão. Qual deveria ser a nossa resposta frente à infinita misericórdia de Deus? Sermos misericordiosos como o Pai em relação aos nossos irmãos.

Esse Evangelho é muito importante para nós, casais. Quantas vezes temos que perdoar o nosso cônjuge? A resposta de Jesus é a mesma que Ele deu a São Pedro: Setenta vezes sete, ou seja, sempre. Quantas vezes, ao ver o comportamento do nosso esposo ou da nossa esposa, a nossa primeira atitude é exigir justiça e não oferecer misericórdia. Com esta parábola, o Senhor nos mostra justamente o contrário.

É fácil? De forma alguma, mas o Senhor está aí para nos ajudar. O Papa Francisco afirmou na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: “Deus nunca se cansa de perdoar, mas somos nós que nos cansamos de pedir a sua misericórdia. Aquele que nos convidou a perdoar ‘setenta vezes sete’ dá-nos o exemplo: Ele perdoa setenta vezes sete. Volta uma vez e outra a carregar-nos aos seus ombros” (EG 3).

Tão importante é a necessidade de perdão que temos, que Jesus criou um Tribunal da Misericórdia, onde todos podem ir, admitir os próprios erros e sair com as dívidas pagas. Esse Tribunal se chama Sacramento da Penitência, onde, por meio da nossa atitude de procurar um sacerdote e confessar os nossos pecados, Jesus nos dá a certeza do perdão de Deus.

E você, faz quanto tempo que não recebe o Sacramento da Penitência? O Senhor está te esperando para te perdoar!

Além da confissão, façamos hoje o propósito de chamar o nosso cônjuge para uma breve oração e depois conversar sobre algo que não está bem no nosso relacionamento conjugal. Deus quer agir no seu casamento por meio dessa conversa. O Senhor nos cura quando perdoamos, como fala a primeira leitura: “Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura?” (Ecle 28,3).

 

Maria, porta do céu, ajuda-nos a abrir o nosso coração para o perdão!

 

Um abraço, fiquem com Deus!

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}