Família, onde está o teu tesouro? – Evangelho para o Casal / 19º Domingo do Tempo Comum – Lc 12,32-48

No Evangelho deste domingo, narrado por São Lucas, Jesus nos pede que não tenhamos medo da missão que Ele confia a cada um de nós. “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (vv.32-34). 

Essas palavras de Jesus hoje são também para nossa família, um ‘pequeno rebanho’ do Senhor. Ele sabe do medo que temos de viver neste mundo paganizado, onde o mal parece ser mais forte do que nós, onde os meios de comunicação atacam e querem destruir a família e o casamento, onde os valores estão se perdendo e ideologias vão se infiltrando em nosso meio. Por isso Ele nos dá esta ordem de não termos medo. Também nos convida a acumular um tesouro no céu e a nos desapegarmos das coisas passageiras. 

Isso nos leva a refletir onde está nosso tesouro.

Nós, casais, quando recebemos o sacramento do matrimônio, recebemos de Deus a força do Espírito Santo para conduzir nosso casamento rumo ao Céu.

Porém, o demônio não quer que trilhemos esse caminho e nos oferece atalhos para seguirmos nossa vida de forma mais fácil. Desde o dia em que nos casamos, ouvimos as vozes do mundo que nos dizem: “Experimenta. Se o casamento não der certo, separa…”. Ou ainda: “Vocês são jovens, têm que curtir a vida, precisam viajar, conhecer o mundo, construir sua casa, fazer uma pós-graduação, para depois pensarem em ter filhos”.     

Ora, Deus nos deu a sua Graça para podermos cumprirmos as promessas que fizemos no altar, de cuidar do nosso cônjuge até que a morte nos separe e aceitar os filhos que Deus nos enviasse. Precisamos calar as outras vozes e seguir a vontade do Senhor.

Também devemos nos questionar: Quais os rastros de Céu que deixamos para o nosso cônjuge, para que, ao final de cada dia, ele partilhe conosco os seus fracassos e vitórias? Quais os valores de eternidade que passaremos aos nossos filhos se, desde pequenos, os deixarmos horas e horas diante do celular para que não nos perturbem em nossos afazeres? 

Cabe a nós escolhermos os tesouros do nosso coração e da nossa família, sem medo de escolher aquilo que é Eterno. 

Além disso, neste domingo, Jesus também nos chama a sermos vigilantes com nossa vida pessoal e familiar. Tanto que Ele nos exorta: “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas”. (vv.35).

Recordemos que na época de Jesus, os homens usavam túnicas longas. Ter os rins cingidos significava que alguém estava se preparando para realizar um trabalho, para empreender uma viagem ou mesmo para entrar numa luta.

Nós, casais, recebemos o Sacramento do Matrimônio para uma missão: cuidar um do outro e cuidar dos filhos que Deus nos deu ou dará. Precisamos estar com os rins cingidos, pois o casamento é uma viagem que o casal faz a dois, caminhando, juntos, em busca da santidade. E esta não é uma viagem fácil, mas, uma luta diária que temos que travar contra nós mesmos, às vezes tendo que abrir mão da nossa vontade, às vezes silenciando para não dizer uma palavra áspera, ou ainda renunciando algo que gostamos em favor do outro. 

Mais ainda, o casal enfrenta constantemente lutas contra o desemprego e as dificuldades financeiras, contra as doenças na família ou entre os familiares, contra as dificuldades na educação dos filhos e tantas outras batalhas cotidianas. Precisamos estar preparados para esta missão por meio do cultivo da nossa fé com a vida de oração, por meio da Eucaristia, com a leitura da Palavra de Deus, por meio do sacramento da Penitência e através da vida em comunidade. 

Em agosto, a Igreja celebra o mês vocacional e cada domingo é dedicado a uma vocação específica. Neste primeiro domingo, celebramos as vocações ordenadas: diáconos, padres e bispos. Rezemos para que nossos ministros ordenados sejam pastores conforme o coração de Deus. Rezemos também para que surjam santas vocações sacerdotais em nossas famílias.

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a acumular tesouros no Céu por meio do nosso casamento!

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo 

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 134 – 07/08/2022

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}