A vida fraterna é nossa riqueza – Evangelho para o Casal – 18º Domingo do Tempo Comum – Lc 12,13-21

No Evangelho deste Domingo, narrado por São Lucas, Jesus nos conta a parábola do homem rico que teve uma grande colheita e por isso decide derrubar seus celeiros e fazer celeiros maiores ainda para guardar todo seu trigo juntamente com seus bens. “Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda esta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?” (v.20). Jesus termina a parábola dizendo que: “Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus (v.21).

Jesus nos ensina que a ganância é um mal para nossa alma que nos afasta de Deus e nos faz querer ter sempre mais, independente do que isso nos custar.

Não há problema algum nos cônjuges trabalharem para darem a si mesmos e aos seus filhos o pão de cada dia, uma moradia digna, educação, saúde. O problema é ambição de ter sempre mais e mais.

A ganância, tanto individual como conjugal pode destruir o casamento. Quando apenas um dos cônjuges é ganancioso, o que importa para ele é o acúmulo dos bens materiais. Ele nunca estará satisfeito com aquilo que tem. Ele sempre vai querer mais, independente do que tiver que abrir mão para conseguir, ainda que seja o próprio cônjuge. Quando ambos os cônjuges são gananciosos, eles transformam o casamento num negócio que precisa dar lucro, e assim, abrem mão de ter filhos, de cultivar o relacionamento conjugal, de aproximarem-se de Deus, de viver em Comunidade.

Hoje, queremos partilhar com vocês o testemunho de alguns casais mais antigos da Comunidade Sara e Tobias. Eles perceberam que viver a vida fraterna é uma forma de acumular tesouro no céu:

Na comunidade Sara e Tobias encontramos uma família maravilhosa e um lugar para servir a Deus com toda a nossa força, alegria e nossos dons.

Tivemos a alegria de ser uns dos primeiros casais a participar da Comunidade Sara e Tobias. Como foi maravilhoso caminhar com outros irmãos, com os filhos na mesma idade, partilhando nossas dificuldades e alegrias e crescendo juntos na graça e presença de Deus.

Hoje depois de mais de 20 anos de comunidade, percebermos como viver com tantos casais nos fortaleceu.

E podemos, com certeza, afirmar que, se estamos juntos, celebrando  26 anos de matrimônio, foi pelo apoio e ajuda desta linda comunidade.

Na comunidade Sara e Tobias encontramos uma família maravilhosa e um lugar para servir a Deus com toda a nossa força, alegria e nossos dons.

Valeu todo esforço! Valeram todas as reuniões, horas de adoração, missas e encontros que foram nos moldando e nos ensinando a sermos verdadeiramente um só!

Ana Paula e Rodolfo – 2000 – GPC Dom Bosco

uma luz de Deus que nos ajuda a viver o nosso testemunho de casal cristão em todos os lugares, sem exceção.

A vida fraterna, que é a possibilidade de partilha das nossas vidas com os irmãos, é uma das maiores riquezas que temos, principalmente nos GPC. Os de longa data, então, como é o caso do nosso, nem se fala… Com mais de 20 anos de convivência e vida juntos, mesmo que não dividamos tudo, o GPC é o lugar privilegiado (e porque não dizer, sagrado) onde já conhecemos nossos irmãos, suas características, temperamentos, qualidades e defeitos, e dessa forma, como homens e mulheres que precisamos uns dos outros (e como precisamos!), vamos nos apoiando mutuamente, partilhando nossas vidas, alegrias e tristezas, conquistas e recomeços, e crescendo na busca de aprender a viver – de fato – como irmãos, como Jesus nos pede.

No GPC e também nessa humilde e jovem comunidade de casais, que é a família Sara e Tobias, fomos renovando e reabastecendo a nossa alegria e esperança com os casais mais jovens, afinal já temos 27 anos de Matrimônio, mas nem por isso nos sentimos distantes dos recém-casados. Pelo contrário. Aprendemos no dia a dia com vocês a viver melhor, não só a dois, mas também viver melhor com os irmãos mais próximos.

Com a vida fraterna na Comunidade de Aliança – compromisso que assumimos anualmente como consagrados – fomos ganhando, é claro, em alegria com os mais jovens, mas também maior vigilância nas práticas cotidianas, constância na vida de caridade, no estudo e nas orações (devido aos propósitos que aceitamos seguir das Regras de Vida para o casal – que só nos trazem bem), e uma luz de Deus que nos ajuda a viver o nosso testemunho de casal cristão em todos os lugares, sem exceção. A comunidade é uma rede de apoio! Estamos há 27 anos aprendendo com Sara e Tobias, desde a leitura na missa do nosso casamento, a 13 de maio de 1995.

Jaime e Cidinha – 2003 – GPC Dom Bosco

Nossos corações transbordam de amor pela vida fraterna, pois ela é nossa riqueza.

O carisma Sara e Tobias transborda na nossa família e nos anima a viver uma conjugalidade focada nas coisas do alto. Temos 17 anos de casados e participamos do mesmo GPC há 16, pela graça de Deus. Nosso grupo de partilha caminhou conosco nas nossas dores e dificuldades, quando a enfermidade bateu à nossa porta eles nos apoiaram, rezaram conosco e nos ajudaram a carregar a cruz. Nas nossas conquistas e vitórias celebraram conosco e nos auxiliaram a manter o foco em nossos propósitos, onde acima do que é temporal devemos ter o olhar voltado para o que é eterno. Os irmãos que conosco vivem um laço de aliança com a Comunidade também são profetas em nossas vidas, denunciando quando estamos em pecado e anunciando a salvação em Jesus Cristo. Vivemos fraternidade em cada espaço que nossa vocação nos convida, GPC, Aliança, Moderação, Missões e acima de tudo na vida familiar. Somos profundamente gratos a Deus pela rica oportunidade de ser Sara e Tobias, pois sabemos que não pertencemos a uma Comunidade por nossas habilidades ou talentos, mas porque necessitamos de comunhão com Deus e com os irmãos. Nossos corações transbordam de amor pela vida fraterna, pois ela é nossa riqueza.

Juliana e Edson – 2006 – GPC Kairós

Desde o começo do nosso casamento tivemos a oportunidade de conviver com irmãos que tinham o mesmo desejo no coração, caminhar com os olhos fixos em JESUS.

Em abril de 2006 nos casamos e um mês  depois iniciamos nossa caminhada na comunidade Sara e Tobias. Começamos a participar do Grupo de Perseverança para Casais (GPC), hoje o GPC Santa Gianna. Este foi o melhor presente que o Senhor nos deu. Desde o começo do nosso casamento tivemos a oportunidade de conviver com irmãos que tinham o mesmo desejo no coração, caminhar com os olhos fixos em JESUS.

Ao longo desses 16 anos de vida fraterna vivenciamos o Senhor nos resgatar, animar, fortalecer, derramar sua misericórdia e nos amar, através de cada oração, cada partilha das nossas misérias e  alegrias.

Somos gratos ao Senhor pela graça de ser família Sara e Tobias, pois aqui o Senhor nos encontra através dos irmãos e nos conduz ao caminho de santidade.

Karina e Evandro – 2006 – GPC Santa Gianna

A comunidade nos ensinou que o principal é ter o coração e os olhos voltados para o céu em toda e qualquer circunstância da vida!

Em 2006 fomos convidados pela Márcia e pelo Ronaldo (fundadores da Comunidade Sara e Tobias) a fazer parte de um Grupo de Perseverança para Casais, que mais tarde passou a se chamar GPC Santa Giana. Na época não existia o projeto nem a comunidade Sara e Tobias.

Nos lembramos da primeira reunião do GPC em que participamos, foi uma alegria imensa reencontrar alguns amigos (que fizeram parte do grupo de jovens Dom Bosco) e conhecer outros. Vimos nossos filhos nascerem e crescerem, assim como presenciamos o início do projeto e da Comunidade. Fomos amadurecendo na vida matrimonial, espiritual e na convivência fraterna. Fomos servindo nos encontros e participando ao mesmo tempo.

Hoje, temos 20 anos de casados, 3 filhas e 16 anos caminhando com a Comunidade. Vivemos muitas alegrias e desafios juntos. Em 2020, eu, Ana, fui diagnosticada com um câncer de mama. Foi um momento muito difícil para nós, porém não estávamos sozinhos. Nossos irmãos de fé foram muito importantes para nossa família. Nos sustentaram com suas orações e  presença amiga. Durante todo o tratamento não teve um dia em que me senti sozinha, pois sabia que um exército combatia comigo.

Com a graça de Deus, o tratamento foi um sucesso. A comunidade nos ensinou que o principal é ter o coração e os olhos voltados para o céu em toda e qualquer circunstância da vida!

Somos muito gratos por fazermos parte do Sara e Tobias!

Ana Paula e Reginaldo Morgado – 2006 – GPC Santa Gianna

Que possamos, através da vida fraterna na Comunidade Sara e Tobias, construir, juntos, famílias do céu aqui na terra.

Maria, Porta do Céu, ajuda-nos a buscar as coisas do Alto.

Um abraço, fiquem com Deus.

Márcia e Ronaldo

Comunidade Sara e Tobias

Ano 3 – nº 133 – 31/07/2022

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}