Era uma vez um casal que não rezava – Evangelho para o Casal / 23º Domingo do Tempo Comum – Mt 18,15-20

Queridos casais: a paz de Jesus!

Fiquem atentos a esta história.

Era uma vez um casal que não rezava. Tinham uma história bonita: os dois cresceram em famílias que os educaram na fé católica, participaram de grupos de oração na juventude, lá se conheceram e depois se casaram.

Mas aconteceu algo grave com esse casal. Depois do casamento, não levaram a sério a sua espiritualidade pessoal e conjugal. Ainda que eles se amassem, deixaram que a rotina e outras prioridades asfixiasse a fé no Senhor que os tinha unido.

No final, ao invés de rever os próprios erros e recomeçar, decidiram que o divórcio era a melhor solução e renunciaram à promessa que fizeram no altar do Senhor quando receberam o Sacramento do Matrimônio.

Mas o que esta história tem a ver com o Evangelho?

No Evangelho deste domingo, além de Jesus falar sobre a importância da correção fraterna (vv.15-17), e de confirmar o poder dos apóstolos e seus sucessores de ligar e desligar as coisas na terra (v.18), ele reforça a importância da oração (vv.19-20).

“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles” (Mt 18,20).

Ora, não existe maior união entre duas pessoas do que a do homem e da mulher unidos pelo Sacramento do Matrimônio. Com as palavras do Evangelho, Jesus confirma a sua presença no casamento.

Mas esta presença de Jesus na vida do casal precisa ser cultivada. Não adianta falar que Ele é o Senhor do casamento, mas não ter vida de oração conjugal, não rezar o terço em família, não meditar as Sagradas Escrituras, deixar de ir na missa nos domingos e dias santos, ou não praticar o diálogo conjugal. Muitas vezes, é mais fácil colocar a culpa nos outros do que admitir que os nossos problemas conjugais são porque, na prática, o nosso casamento é pagão.

Não deixe que a história narrada acima seja a sua história. Jesus disse que, se duas pessoas estiverem de acordo sobre qualquer coisa, o Pai que está nos céus iria conceder o que pedirem (v.19). Façam juntos este pedido:

– Senhor, dai-nos a graça de ter a Tua presença no nosso casamento por meio de uma fecunda vida de oração!

 

Maria, porta do céu, intercede para que sejamos uma família orante!

 

Um abraço, fiquem com Deus!

 

Márcia e Ronaldo

 

Comunidade Sara e Tobias

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.saraetobias.com.br/wp-content/uploads/2020/08/banner2-min-1.jpg);background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 350px;}