Comunidade Sara e Tobias

Em 1998, alguns casais que saíram de um grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora da arquidiocese de Londrina – Paraná começaram a participar do movimento de casais Equipes de Nossa Senhora. No ano seguinte, sentindo o chamado para algo novo, esses casais saíram deste movimento e passaram a se reunir nas casas. No ano de 2000, outros casais começaram a participar deste grupo, surgindo o primeiro Grupo de Partilha de Casais (GPC), sendo este considerado a primeira manifestação do Carisma Sara e Tobias.

Posteriormente, o grupo se aproximou do Ministério das Famílias da Renovação Carismática Católica (RCC). Mas, por não sentirem o chamado a ter um grupo de oração, fizeram o discernimento de criar algo novo.

Como o grupo produzia frutos entre os casais participantes, no ano de 2004 surgiu o desejo de serem criados novos grupos. Gradativamente, outros casais foram se aproximando e foram surgindo outros GPC e houve a necessidade de uma coordenação central e uma equipe de serviço para estruturar estes grupos. Porém, por vários fatores, como ausência de um projeto de evangelização, ausência de formação específica para os grupos, falta de critérios para a entrada dos casais no GPC, dificuldade na articulação dos grupos, alguns desses grupos formados foram se desfazendo, e ficaram somente dois grupos ativos, além do primeiro GPC.

Numa conversa dos coordenadores do grupo com o então pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Londrina, padre Carmelo Bezzina, foi lhes orientado a criar um novo movimento de casais, aproveitando as experiências positivas que os casais participantes já tinham vivido em outros grupos e movimentos de casais.

Em 2008 surgiu o primeiro Projeto Sara e Tobias, um projeto de evangelização para casais, composto de 4 encontros. Os casais que participaram de todo o Projeto foram convidados a entrar num GPC.

Em 2009, foi escrito o primeiro estatuto do grupo, que passou a ser chamado Ministério Sara e Tobias. A primeira reunião tendo como base este documento aconteceu no dia 28/04, dia em que a Igreja celebra a memória de Santa Gianna Beretta Molla. Dessa forma, 28/04 é considerado o dia oficial da comemoração do aniversário da Comunidade Sara e Tobias.

Com a experiência dos primeiros anos, percebeu-se que a vida fraterna dentro do GPC é fundamental para o casal e que os GPC deveriam ser estruturas perenes.

Nos anos de 2011 e 2012, houve uma aproximação dos casais que estão na coordenação com Novas Comunidades Católicas, como a Comunidade Shalom e a Comunidade Canção Nova.

Em outubro de 2012, o casal Ronaldo e Márcia Paiva percebeu que o movimento tinha características de uma Nova Comunidade Católica desde o seu início, com um carisma próprio que vinha se revelando no decorrer dos anos.

No dia 28 de abril de 2013, 18 casais fizeram o compromisso de viver uma experiência comunitária de Aliança de um ano na “Comunidade Sara e Tobias”. A partir de então, os casais passaram a viver essa experiência de vida comunitária de forma institucional.

Deus quer a conversão pessoal de cada membro Consagrado e também a conversão conjugal de cada casal chamado à santidade pelo mistério do Carisma Sara e Tobias.

Para isso, são necessárias a vida de oração pessoal e comunitária, uma formação permanente e a vida fraterna, elementos estruturantes da Comunidade Sara e Tobias.